segunda-feira, 8 de maio de 2006

Chico Buarque tem razão - por Valter Pomar 08/05/2006

As duas principais revistas semanais brasileiras (Veja e Istoé) consideram que o governo brasileiro errou, ao reagir de maneira firme, mas tranqüila, ao Decreto Supremo, anunciado no dia 1º de Maio pelo governo boliviano.

Que a imprensa discorde do governo, faz parte da democracia. Que esta imprensa expresse os interesses dos grandes capitalistas, faz parte da democracia burguesa. Mas que minta tanto e fale tanta besteira, faz parte da truculência de uma elite que não aceita conviver com a esquerda no governo federal.

Segundo matéria de capa da revista Veja, Lula "dormiu como o `grande guia' da América Latina e acordou como mais um bobo da corte do venezuelano Hugo Chávez, que tramou o roubo do patrimônio brasileiro na Bolívia".

Deixemos de lado a grosseria (chamar o presidente da República de "bobo da corte") e vamos ao texto. Segundo Veja, Evo Morales é um "fantoche" de Hugo Chávez. Os dois, mais Fidel Castro, teriam planejado se "apossar de propriedades brasileiras na Bolívia e colocar em risco o abastecimento nacional de gás natural".

Quem lê esta frase, pode pensar que Veja é como o Departamento de Estado do governo norte-americano: não sabe o que se passa na América Latina, não acompanhou a política boliviana nos últimos anos e não soube que Evo Morales foi eleito com base numa plataforma política claríssima, que incluía o controle nacional sobre as riquezas naturais da Bolívia.

Nas palavras do insuspeito Teodoro Petkoff, editor do jornal Tal Cual e opositor de Hugo Chávez: "Morales cumpre nesse ponto sua campanha eleitoral. Não há porque atribuir essa decisão à influência de Chávez".

Acontece que Veja sabe disso: segundo a mesma matéria, "a intenção de nacionalizar as riquezas do subsolo era uma promessa de campanha de Morales". Portanto, ao dizer "pobre Lula. Foi o último a saber", Veja está criando de caso pensado uma "teoria" conspiratória com o único propósito de desqualificar a política externa brasileira,(restante da matéria, site www.pt.org.br - 08/05/2006-Chico Buarque tem razão)

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html