sexta-feira, 30 de maio de 2008

"sic"

Dentre as inutilidades que existem na Internet, achei no YAHOO Respostas, o que segue:

Pergunta: - Existe emprego mais inútil que ascensorista de elevador? Mesmo uma pessoa que não tenha as duas mãos, conseguiria apertar o andar desejado com o nariz.

Respostas mais inúteis:
- existe... o de ajudante de motorista de van!
- o farmaceutico, porque o ser humano não tem remédio!
- tem... colocador de bolinha de apito!
- O enxugador de gelo por exemplo...!
- A pessoa que tem a incunbência (sic) de escovar carvão até ficar branquinho, branquinho...!
- Os fiscais da natureza que passam o dia na calçada contando as folhas que caem da árvore...!

Entre a pergunta idiota e tantas respostas idiotas, faltou alguém pensar um pouco, punho em queixo, cotovelo no joelho, e refletir:

- " na situação do acensorista de elevador, num prédio de 20 ou mais andares. No térreo lota, vai subindo, aí alguém resolve contar uma piada ao amigo no décimo andar. Desembarca sem acabar de contar a dita piada, e o acensorista como é de que fica? "

Já pensou nisto? Como conseguiu viver até hoje sem pensar no dito cujo...

Para não ficar somente na inutilidade do texto acima, vamos explicar o "sic" utilizado: (fonte: wikipédia)

Sic é um termo da língua latina cuja tradução literal é "assim". A palavra Sic é usada freqüentemente em português para indicar é desta forma (Sic et simpliciter). É possível, de facto, que a palavra "sim" do português tenha origem neste termo.

A palavra "sic" é usada para evidenciar que o uso incorreto ou incomum de pontuação, ortografia ou forma de escrita presente em uma citação, provem do autor original da mesma. Serve assim para deixar claro ao leitor que não houve um erro de tipografia. Além desse uso como advertência, a palavra também pode ser empregada para denotar ironia, como neste exemplo:

"O ministro Antônio Rogério Magri afirmou ontem que Fernando Collor é imexível [sic]."

Via de regra a palavra aparece no texto da forma exemplificada: entre colchetes e itálico. Isto visa deixar claro que o "sic" não faz parte da citação em si mas foi acrescentado pelo autor da transcrição..

Colaborou: JDaniel

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html