sábado, 7 de junho de 2008

Liberdade de expressão - Ubiratan Lustosa

A liberdade de expressão é o primeiro degrau da escada que conduz à democracia. Sem ela, não se pode sequer pensar em qualquer outra liberdade.
A liberdade de expressão é a garantia de defesa contra os abusos, contra o autoritarismo, contra o desrespeito aos direitos do cidadão. Por isso, em todo e qualquer regime de exceção, a primeira preocupação é a colocação de mordaça nos meios de comunicação. E se amordaçam os meios de comunicação por diversos modos, alguns dos quais muito sutis, mas não menos indignos que aqueles que se aplicam pela força.

Esses métodos são muito conhecidos de todos nós.
Os cortes de verbas oficiais, destinadas à divulgação e propaganda em jornais e emissoras de rádio e televisão;
as pressões com a exclusão de empresas privadas em compras feitas pelos órgãos públicos;
as ameaças, os atentados, até a invasão e tomada de veículos de comunicação - tudo isso acontece por todo o mundo, em demasiada freqüência para que se ignorem essas atitudes que aviltam a consciência e pisoteiam o direito.

Toda nação que puder exercer o direito de liberdade de expressão será uma nação mais feliz, porque nada é mais dignificante para um cidadão do que poder dizer livremente aquilo que pensa.

Em quantos países, por esse mundo afora, poder-se-á falar livremente?

Em quantos pontos da terra terá o homem o direito de pensar em voz alta?

Lamentavelmente, todos sabemos, não é em toda parte que se tem liberdade de expressão. Não é em toda parte que se pode discordar, que se pode criticar livremente, que se pode contrapor idéias próprias àquelas impostas pelos mais fortes.

E isso é uma pena, porque uma das mais valiosas conquistas da humanidade é essa de poder exprimir-se, e é graças a ela que muito se tem evoluído.

Em 7 de junho comemora-se o Dia da Liberdade de Imprensa.
O vocábulo imprensa engloba, em sua abrangência, todos os meios de comunicação, os jornais e revistas, o rádio, a televisão, a Internet, qualquer forma da qual o homem se utilize para se comunicar e transmitir o seu pensamento.

A data não pode passar sem um registro. Pela importância que tem, pelo que significa, pois nobre é o homem que discordando das nossas idéias, mesmo assim, defende o nosso direito de expô-las;
mais dignos seremos nós se, igualmente, defendermos o direito de expressar-se livremente àquele que de nós discorda.

Ninguém é dono da verdade e, muitas vezes, é ouvindo aqueles que nos criticam que conseguimos aperfeiçoar a nossa opinião e corrigir os nossos rumos.

Saudemos a liberdade de expressão, porque ela se constitui num dos bens mais caros de todos nós.

Fonte: www.ulustosa.com

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html