quinta-feira, 10 de julho de 2008

Camburão, Caveirão

- "Atira e vamos ver no que dá....". Este deve ser o diálogo entre policiais, antes de começar um tiroteio. Como é que pode? Se uma pessoa passar correndo perto de uma viatura policia, está sujeita a receber uma saraivada de balas. Se estiver carregando uma malote de dinheiro, aí então, não tem escape: vai pro "camburão" (foto 1 ). foto 1 : Nos anos 90, a Chevrolet parou de fabricar o Camburão e no lugar colocou um carro chamado BLAZER. A polícia comprou um monte de Blazer, mas agora, os bandidos não têm medo dele.

E agora, ainda tem o tal do "caveirão" ( fotos 2, 3), que ficou famoso em todo o mundo através do filme "Tropa de Elite (*), que também consagrou o ator Wagner Moura" (foto divulgação, fonte: - http://www.comunidadesegura.org/?q=pt/comment/reply/36888)


foto 2 : Caveirão, agora com logotipo da Ford - http://www.global.org.br/docs/caveiraopostcard2.pdf

Depois vem as explicações: - "Ah! eu pensava que era um assaltante, quando ia imaginar que ele estava correndo para chegar ao carro forte que o esperava?". É bem assim, em fração de segundo, os policiais julgam, condenam e executam a pena, e ainda por cima, de morte. Assaltantes, ladrões, são pessoas que não merecem viver em nosso convívio, mas tem também, direito a julgamento. Será que não existe treinamento, curso, sobre direitos e deveres de cada um? A função de cada um? Como então, sair atirando a torto e direito, muitas da vezes em meio a multidão, dando exemplo de selvageria muito maior do que o crime, ou contravenção, que está sendo praticada. O policial se sente com o direito de julgar, condenar e executar a pena. E pior, a indignação só sobrevive até o "Fantástico" (Rede Globo), que vai rememorar tudo. Alguém ainda lembra do "Ônibus 174"?


Daí pra frente, ficamos a espera de quem será o próximo. .



foto 3 - Caveirão - http://pt.wikipedia.org/wiki/BOPE


(*) Tropa de Elite: veja mais detalhes em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropa_de_Elite_(filme)

Paulo Branco, "amor, salud y plata"

Visite o BLOG: htpp://pbradialista.blogspot.com
Contato: contato@paulobranco.com

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html