sábado, 9 de agosto de 2008

MULHERES PAIS - por Ubiratan Lustosa

O segundo domingo de agosto assinala uma comemoração muito importante: o Dia dos Pais.

Essa celebração que evidentemente respeito e apoio, até porque também sou pai, leva-me a uma série de reminiscências e reflexões.

Eu volto ao passado.

Faltavam três dias para eu completar dois anos quando meu pai faleceu. O limitado discernimento nessa tenra idade poupou-me a dor da perda prematura. O sofrimento ficou para minha mãe e meu irmão mais velho. Eu não podia imaginar quanto a nossa vida mudaria.

Desde então, minha mãe foi também pai por toda a sua vida. Sentiu duramente quão penosa é a falta do homem da casa.

Sendo assim, mais do que falar sobre os pais aos quais também enalteço, sinto-me mais à vontade para falar de tantas mulheres heróicas que por circunstâncias diversas assumem a dupla função de pai e mãe.

Seja em decorrência do falecimento do marido, seja por separação, divórcio, ou doença grave do esposo que o impossibilita de exercer a chefia da família, ou ainda seja por negligência masculina ou pelo irresponsável e covarde abandono praticado por tantos homens, a verdade é que cresce cada vez mais o número de mulheres que assumem a responsabilidade total de manter o lar e criar os filhos. É um trabalho hercúleo somente suportado por autênticas heroínas.

São abnegadas mulheres que enfrentam tantos sacrifícios e de quem a vida tanto exige, que chegam a esquecer de si para lembrar apenas dos seus entes queridos.

Benditas mulheres, que são pai e mãe ao mesmo tempo. Permitam-me os genitores, a quem o segundo domingo de agosto é dedicada, que passemos a essas intrépidas batalhadoras o troféu da glória.

Ao pedir a Deus que lhes dê forças para enfrentar as agruras da vida e alcançar a vitória, com admiração e respeito enviamos a elas o nosso carinhoso abraço.

Deus abençoe as mulheres pais.

Ouça a Crônica "Mulheres Pais" de Ubiratan Lustosa na voz do Paulo Branco



Bookmark and Share


Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html