segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PERDA DEPLORÁVEL - por Ubiratan Lustosa

Avoluma-se por todo o Paraná e já tem repercussão nos outros Estados, a sensação de tristeza e decepção causada pela notícia da transformação da Rádio Clube Paranaense de Curitiba numa retransmissora da programação da Eldorado de São Paulo.

Sendo um dos mais antigos profissionais do Rádio curitibano e tendo atuado nessa emissora pioneira por mais de trinta anos, tenho sido inquirido não apenas por radialistas, mas por ouvintes de rádio em geral que pedem a minha manifestação sobre o assunto.

Sem ter informações sobre o que levou os dirigentes atuais da Fundação Nossa Senhora do Rocio a tomarem essa decisão, em princípio quero dizer que lamento profundamente tal fato. Atitude assim poderia até parecer uma desconsideração ao povo paranaense. Vamos com calma.

Em primeiro lugar devemos lembrar que a emissora de rádio é uma empresa e como tal tem dirigentes que sabem, melhor que ninguém, as dificuldades que a mesma enfrenta.

Por outro lado, não podemos esquecer que ao obter a concessão
pressupõe-se que a entidade irá cumprir uma série de compromissos com o órgão governamental do poder concedente e, ainda que tacitamente, com a população da região em que está situada e onde tem maior abrangência.

É bom deixar claro que não se está contra os Irmãos Maristas, reconhecidamente hábeis administradores, e tampouco contra a Rádio Eldorado e sua equipe de competentes profissionais. Todavia, o respeito que lhes dedicamos não nos impede de achar a sua decisão uma lamentável perda para o povo paranaense.

Fundada em 1.924, primeira emissora do Paraná, terceira do Brasil, precursora das transmissões de futebol no nosso Estado, lançadora do radioteatro em 1.933, reveladora de tantos talentos, a Rádio Clube passou a fazer parte da vida dos paranaenses.

Através dos anos a Bedois informou e orientou, divertiu e educou, manteve o nosso sotaque e sempre esteve presente aos grandes acontecimentos do nosso Estado. É parte integrante da nossa História.

Genuinamente paranaense, não se consegue aceitá-la retransmitindo a programação de uma emissora de outro Estado. É compreensível, portanto, essa insatisfação popular que vai crescendo.

De minha parte, respondendo a tantos que pediram que eu opinasse, digo que estou triste, profundamente decepcionado, mas não perco a esperança de que essa ocorrência seja temporária, que não se pisoteie a memória da nossa radiofonia, e a Bedois de tantas e tão grandes glórias volte a ser uma emissora dedicada ao povo paranaense.

(Do site www.ulustosa.com)

Subscribe to Paulo Branco Radialista

Bookmark and SharePingar o BlogBlogs

Indique, escreva, colabore com Blog: www.paulobranco.com

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html