domingo, 7 de setembro de 2008

Rádio Clube - PRB2, manifestações

Continuo a reproduzir mais manifestações acerca do fim da Rádio Clube Paranaense. Acho que se pudermos mobilizar mais a opinião dos profissionais da radiodifusão do Paraná e a população em geral, poderíamos reverter a situação gerada com o fim da B2. Já publiquei no Blog a matéria da Coluna do Zé Beto e as opiniões emitidas, a Carta do Jamur Jr e agora, segue a manifestação do Bessa, do Jair Brito,do Benedicto Neves Ribeiro e do Sindicato dos Jornalistas do Paraná.

Fim de uma era - por Reinaldo Bessa

Publicado em 04/09/2008 | rbessa@gazetadopovo.com.br

Em nota distribuída ontem, o Sindicato dos Jornalistas do Paraná lamentou a decisão do Grupo Lúmen, ligado à PUCPR, de acabar com a programação local da Rádio Clube Paranaense AM, a mais antiga emissora radiofônica do estado. A PRB2 – prefixo mais famoso do Paraná – deixou de ser geradora e desde a última segunda-feira vem retransmitindo o sinal da Rádio Eldorado, de São Paulo.

Rádio Clube 1

Não gostei da notícia publicada na coluna de Reinado Bessa em 3/9 (Fim de uma era), sobre a decisão do Grupo Lúmen de transformar a Rádio Clube Paranaense em retransmissora da programação da Eldorado de São Paulo. Comecei minha carreira na antiga PRB-2 e, mais tarde em 1968, fui diretor de programação. Curitiba perde a sua voz tradicional. Em casos como este, o Ministério das Comunicações deveria intervir porque mais do que todas as outras emissoras da capital paranaense, a Clube, a primeira delas, tem uma história de grandes feitos. Pioneira em programas de auditório (grande cast com orquestra, regional e cantores); rádio-teatro comparado ao feito em grandes centros; lançadora do primeiro jornal de rádio. Havia também o Revista Matinal, que comentava as principais notícias da Gazeta do Povo. A emissora foi sempre marcante em transmissões esportivas, fez os 14 jogos do Coritiba na Europa, inaugurando o satélite Intelsat da Embratel.

Jair Brito, jornalista e radialista - Coluna do leitor - Gazeta do Povo

Rádio Clube 2

Estou acompanhando o sentimento de revolta pela transferência da B-2 para repetição da programação da Rádio Eldorado, aqui de São Paulo. Nada a ver: Sampa é Sampa. Curitiba é Curitiba. Tive a honra do conhecer a Rádio Clube Paranaense em 1961, quando era funcionário da J. Walter Thompson Co. do Brasil. Julgo que através da B-2 tornei-me um paranaense e curitibano de coração, graça à excelência dos trabalhos radiofônicos ali desenvolvidos e, principalmente, aos fortes e duradouros laços de amizade que desenvolvi a longo do tempo. A Clube Paranaense deve voltar a ocupar seu lugar de destaque na radiofonia nacional.

Benedicto Neves Ribeiro - Coluna do leitor - Gazeta do Povo

04/09/2008 - Fim da PRB2: Sindijor lamenta decisão do Grupo Lúmen


O Sindijor lamenta o encerramento das atividades da programação local da Rádio Clube Paranaense (PRB2 AM 1430). A rádio mais antiga do Paraná deixa de ser geradora e passa a retransmitir o sinal de rede a Rádio Eldorado em tempo integral. Na última segunda-feira os funcionários foram comunicados da decisão e do desligamento de quase toda a equipe. Dos oito funcionários demitidos, dois eram jornalistas (Márcio Miranda Filho e Silvana Ukachenski). O restante da equipe – três profissionais – irá atuar na programação das outras emissoras integrantes do Grupo Lúmen de Comunicação (Rádio Clube FM, Rádio Lúmen FM e TV Lúmen). Antevendo o resultado da política de “equipe mínima” que o grupo acabaria adotando, o Sindijor enviou ofício aos administradores na semana passada para que esclarecessem se a empresa obedeceria a Convenção Coletiva de Trabalho no tocante às demissões. Embora tenha se comprometido a cumprir integralmente as obrigações com os trabalhadores, fica a perda para a comunicação paranaense, que deixa na prática de contar com sua mais tradicional emissora, que era referência da imprensa radiofônica em Curitiba.

Inserida por: Extra Pauta fonte: SINDIJOR-PR - tele-fax (41) 3

Indique o Blog para amigos, mande opiniões: www.paulobranco.com

Bookmark and SharePingar o BlogBlogs


Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html