sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Deu na imprensa - UniBrasil faz homenagem a radialistas

Incluido por: criselli - Data: 2/10/2008


Além de palestras e oficinas, o II Ciclo de Debates sobre Jornalismo e Novas Produções Universitárias também prestou uma homenagem aos radialistas do Paraná, pela comemoração dos 85 anos de rádio no estado. Nesta quarta, 1º de outubro, durante o evento, a UniBrasil lançou o CD "ZYZ, o rádio contado por quem fez história", com uma série de entrevistas que resgatam a memória do rádio no Paraná.

Entre os entrevistados estão: Ubiratan Lustosa, Rosaldo Pereira, Paulo Branco, Sílvio de Tarso, Sinval Martins, José Tadeu Basso, Mario Celso Cunha. Eles foram convidados para a abertura do Ciclo de Debates e receberam uma cópia do CD. Logo depois foi realizada a palestra "A sociedade enfrenta a sua mídia", com o professor José Luiz Braga, da Unisinos, no Rio Grande do Sul.

Os programas foram gravados por 25 alunos do 6º período de Jornalismo, noturno. "Em sete programas buscamos resgatar informações sobre jornalismo, radiodramaturgia, cobertura esportiva, relações com o governo, censura, expectativas sobre o futuro do rádio e muitas histórias de locutor", explica a estudante Stefhany Zgoda. O trabalho foi orientado pela professora Thays Poletto e realizado na disciplina de Laboratório de Radiojornalismo.

Entrevistados

Sobre programas de variedades e jornalismo, foram entrevistados os locutores Ubiratan Lustosa, Rosaldo Pereira e Paulo Branco, todos com mais de 50 anos de atuação. Eles trazem viva a memória dos programas ao vivo, relação entre ouvintes e rádio, problemas técnicos, a relação com órgãos de poder e histórias que marcaram suas vidas profissionais.

Sobre jornalismo e cobertura esportiva, o ZYZ entrevistou o jornalista e radialista Sílvio de Tarso, que conta sobre as dificuldades técnicas na transmissão esportiva e também relata os problemas com a censura na produção de reportagens.

Da área da dramaturgia, vieram as entrevistas com Sinval Martins e José Tadeu Basso. Ambos destacaram-se na realização de radionovelas e radioteatros, programas muito ouvidos na época. O mais novo dos entrevistados é Mario Celso Cunha. Filho do primeiro locutor do Paraná, Jacinto Cunha, e da rádio-atriz Zezé Ribas, ele está no ar há mais de 40 anos.

Equipe

Na produção da série atuaram os alunos: Adriano César Gomes, Adriano Valenga Carneiro, Ana Carolina Andrade da Silva, Anderson Leandro da Silva, Bruna Rodrigues Magno, Danielle Scheffelmeier Mei, Francieli Regina Galo, Guilherme Pinto Dala Barba, Heitor Hayashi, Isabel Cristina de Souza Peixinho, Kleverson Lopes dos Santos Paz, Luiz Augusto Gomes Júnior, Marcus Vinícius Schroeder, Mariane Adriane Correia, Matheus Crocoli Amorim, Michael Alcione Baron Rojo, Oscar Ariel Colaço, Paula Valeska Ferronato, Rafael Adamowski, Rafaella Siqueira Rodrigues de Oliveira, Robson Louriel Albuquerque da Silva, Silvana Rosa Vicente, Stefhany Aline Zgoda, Stela Piardi e Thiago Marcelo Paes. A turma contou com o apoio dos técnicos Aline Pereira e André e do publicitário Nilson Müller.

Congresso

O relato sobre o trabalho realizado foi transformado por alunos e pela professora no artigo "85 anos de rádio no Paraná: a recuperação da memória histórica do veículo pelo programa ZYZ", que foi aceito e será apresentado no VI Encontro Paranaense de Pesquisa em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizado naquela cidade de 7 a 9 de outubro de 2008.

Fotos: Adriano Carneiro e Stefhany Zgoda, acadêmicos do 6º período de Jornalismo.
Reportagem: Thays Poletto, professora da UniBrasil.

Adriano Carneiro

Sobre programas de variedades e jornalismo, foram entrevistados locutores com mais de 50 anos de atuação

Adriano Carneiro

Os programas foram gravados por 25 alunos do 6º período de Jornalismo, noturno

Stefhany Zgoda


A UniBrasil lançou o CD "ZYZ, o rádio contado por quem fez história"


Fonte:^http://www.unibrasil.com.br/noticias/detalhes.asp?id_noticia=3769

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html