segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ivo Arzua e a Operação Concentrada

Em matéria anterior, citei o nosso querido prefeito Ivo Arzua (foto ao lado), quando fui enviado a Brasília, para uma série de reportagens quando ele era o Ministro da Agricultura. Mas, vale também registrar a sua grandiosidade como prefeito da nossa capital. Em 1964, Ivo Arzua promoveria a contratação de um novo plano diretor para Curitiba, motivado pela visita de um grupo de arquitetos e professores da UFPR, preocupados com as dificuldades que o Plano Agache apresentava diante do intenso crescimento que se apresentava para a cidade. A concorrência vencida pela empresa Serete, teve o arquiteto Jorge Wilheim , como coordenador do Plano Preliminar de Urbanismo. Trabalharam no desenvolvimento do plano, estabelecidos no escritório de Luiz Forte Netto: Dulcia Aurichio, Francisca Rischbieter (1929-1989), Jaime Lerner, José Maria Gandolfi e Onaldo Pinto de Oliveira (1928-2001), todos pelo Departamento de Urbanismo da Prefeitura, e ainda: Alfred Willer, Almir Fernandes, Cyro Correa Lyra, Domingos Bonge, Saul Raiz, entre outros. O Plano Preliminar de Urbanismo teria sua versão final transformada em lei, no ano de 1966. (figura ao lado: Sistema Viário no Plano Preliminar de Urbanismo de Curitiba, 1965. Sociedade Serete de Estudos e Projetos Ltda. e Jorge Wilheim Arquitetos Associados. Fonte: IPPUC)

A principal discussão do Plano Preliminar era qual proposta de crescimento deveria ser a mais adequada para o futuro de Curitiba. A idéia de cidade delimitada por um cinturão verde, parecia inviável diante da possibilidade de um crescimento indeterminado. A orientação de desenvolvimento a partir de eixos lineares, em contraposição à cidade concêntrica do Plano Agache, parecia a mais adequada.

Fato interressante que lembro do prefeito, era a chamada "Operação Concentrada", que consistia no seguinte: todas as quintas, o Prefeito Ivo Arzua levava para um determinado bairro da capital, todo o pessoal e todo o equipamento necessário para resolver os problemas mais emergentes do local. Lá permaneciam durante todo o dia sob supervisão do prefeito, que é engenheiro. Havia também uma cozinha de campanha do Exercito onde era preparado o almoço, e aí 0 prefeito junto com todos os que lá estavam, entrava na fila e almoçava na maior alegria. Era uma festa. O prefeito Ivo Arzua realizou a maior obra habitacional, a Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, com 2.500 casas. Criou as primeiras escolas municipais. Alargou com aprimoramento a Rua Marechal Deodoro, assim também as ruas XV de Novembro e Cruz Machado.

Mas, ao invés de escrever sobre as realizações do Ivo Arzua, que são muitas, vamos ver um vídeo da UFPR, que nos traz a história do Ivo Pereira Arzua Pereira, desde que foi convidado para ser candidato a prefeito. Um vídeo de ótima qualidade e ótimo para gente lembrar deste grande realizador.




Título: Ivo Arzua Pereira
Data de publicação: 2004
Publisher: Curitiba : UFPR TV,
Resumo: Genero : Entrevista
Realizaçăo: UFPR TV
Entrevistado: Ivo Arzua Pereira, engenheiro, Prefeito de Curitiba de 15/11/1962 a 14/03/1967 e Ministro da Agricultura de 31/08/1969 a 30/10/1969
Apresentaçăo: Ana Paula Moraes
URI: http://hdl.handle.net/1884/4078
Aparece nas Coleções:TV UFPR

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html