quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Samek e o Mercadão Popular

Entre outras recordações com prefeitos da capital, lembro de uma reportagem sobre uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar na gestão do prefeito Roberto Requião. Era o "Mercadão Popular" (que vendia alimentos mais baratos para a população carente), onde chegavam ônibus com produtos hortifrutigranjeiros, sendo produtos in-natura no primeiro, e outros produtos beneficiados nos outros. Produtos direto do agricultor, para mesa dos moradores dos bairros. Sempre circulando, de bairro em bairro. Uma bela iniciativa. Quem coordenava tudo era o Jorge Samek, hoje Presidente da Itaipú Binacional, político de expressão nacional. Na época, era o Secretário de Abastecimento de Curitiba e presidente da Ceasa-PR (1985-1988). Além de implantar o Mercadão Popular, implantou o Programa de Compras Comunitárias e o Projeto Irmão Menor, entre outros. Foram 15 projetos na área de abastecimento e segurança alimentar que acabaram virando referência nacional. É isso, vale a lembrança e o destaque para as boas práticas públicas. Recordar é viver.

Falando em Samek, que é engenheiro agrônomo, a nota que segue é atual, interessante, dos bons momentos. Mais interessante ainda, é descobrir onde esta o Samek?, na foto abaixo. Sempre ativo, alegre e brincalhão, costuma estar em destaque nos acontecimentos. Engenheiros Agrônomos da UFPR, graduados em 1978, se reuniram no litoral do Paraná para comemorarem seus 30 anos de Agronomia. Entre os que se formaram nesta turma estavam os engenheiros agrônomos Jorge Miguel Samek e o Valdo José Cavallet - Diretor da UFPR Litoral. Foram momentos de muita alegria para todos reencontrarem novamente seus amigos de tantos anos.

Grupo reunido na entrada do Hotel Mata Atlântica
Foto: Celso Zenon Janoski

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html