quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Jamur Junior, um profissional irreprensível

Já algum tempo, escrevi sobre uma reportagem realizada numa tarde quente de verão ( Profissão Repórter, numa tarde de verão ). Dizia que lá pelos idos de 1952, havia iniciado minha carreira de radialista sendo um ledor de noticiários, e ao transcorrer dos tempos, fui apresentador de programas, redator e repórter. Lembrei que certa vez, designado pelo então diretor Jamur Junior da Rádio Guairacá de Curitiba, deveria realizar 3 reportagens. E segui com a história das reportagens. Ao final da postagem, abri um parêntesis, para falar do Jamur:
- "... Nascido em Guaratuba, Jamur Júnior (foto ao lado, em 1.982, Jamur Júnior assinando contrato, ladeado por Jurandir Ambonatti e Ubiratan Lustosa - fonte: www.ulustosa.com.br ) é um profissional que já está identificado com o que de mais importante tem acontecido na rádio e televisão do Paraná nos últimos 50 anos. E embora tenha tido sua primeira experiência como locutor na Rádio Palmeira, em 1952 - "quando ainda usava calças curtas" - Jamur fixa em sua atuação nos microfones da ZYC-5, Difusora de Paranaguá, em fins de 1954, o seu real início de carreira. Na metade dos anos 50 Jamur subiu a Serra e se fixou em Curitiba - aqui passando por quase todos os prefixos e sendo um dos primeiros apresentadores da ainda experimental TV-Paranaense, quando a mesma tinha como estúdio um kitnete no último andar do edifício Tijucas e suas imagens não passavam de riscos e borrões nos vídeos dos poucos aparelhos existentes na cidade. Assim como a televisão evoluiu, Jamur Júnior, em termos profissionais, marcou sua vida por um profissionalismo irrepreensível: locutor, apresentador, disck-jockey e, sobretudo, homem de visão jornalística, [contribuiu] para a dignificação da profissão tanto no rádio como na televisão". (fonte: www.millarch.org ).

Pois bem, muita coisa ainda podemos falar do Jamur e sua exitosa carreira. Pesquisando nos acervos da UFPR, encontrei essa excelente entrevista que passamos a apresentar no Blog.


Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html