domingo, 11 de janeiro de 2009

Repórter Esso: atual ou profético?

O Repórter Esso foi um noticiário histórico do rádio — transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio — e da televisão brasileiros. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil. Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram Gontijo Teodoro, Luís Jatobá e Heron Domingues. O programa Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968, com Heron Domingues narrando a abertura, e Roberto Figueiredo despedindo-se dos ouvintes, bastante emocionado ( ouça matéria da Rádio Nacional ). Na televisão, o noticiário, inicialmente com o nome de O Seu Repórter Esso, foi apresentado de 1953 até 31 de dezembro de 1970 na TV Tupi. (fonte: pt.wikipedia.org ).

Naquelas revisões de final do ano, resolvi ouvir a última e emocionante transmissão radiofônica do Repórter Esso. Mas, o que me faz reproduzir no Blog, é algo no mínimo, pitoresco. Ouça bem a transmissão da Rádio Globo, trocando o nome das autoridades da época, pelos atuais detentores dos cargos (ex: Presidente, Governador, Papa, Cardeal, Ministro). Troque onde fala AI-5 por MP, Líbano por Palestina. Mude a data de 1968, por 2008. Pronto, a notícia está "fresca", atualíssima. Ou, podemos dizer, profética?

Os fatos ocorridos em 31 de dezembro de 2008, são repetições do acontecido naquele 31 de dezembro de 1968. Ouça com atençao, depois me diga.

paulo branco - Historia: Ultima edicao Reporter ESSO 1968

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html