terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

100 anos da cinematografia polaca


Projeto: Marcin Kaspzyk

Doze cidades brasileiras recebem a partir de 10 de fevereiro a mostra "100 anos da cinematografia polaca". São 14 filmes retratando um século da história do cinema e da cultura da Polônia, que pela primeira vez percorre um número tão significativo de cidades no Brasil.

Foram selecionadas produções desde o cinema mudo como o filme "Mocny człowiek", de 1929, traduzido para o português com o título "Homem Obstinado" de Henryk Szaro até a mais recente produção de "Lejdis" de Tomasz Konecki, de 2008.

A mostra ilustra a riqueza, criatividade e aspectos específicos da criação cinematográfica polaca em várias épocas. Por um lado estão as mais recentes produções e por outro uma retrospectiva da ficção polaca. Os filmes foram dirigidos por cineastas reconhecidos mundialmente, como Wajda, Zanussi, Jakimowski, Bugajski e Kawalerowicz.

Pela primeira vez, uma mostra tão representativa do cinema polaco, será totalmente legendada em português. Todos os filmes receberam um tratamento especial por parte dos organizadores da caravana do filme polaco em terras brasileiras. O trabalho de tradução para as legendas e informações técnicas dos filmes obedeceu os critérios do português falado no Brasil.
A mostra está sendo organizada pela Agência de Promoção Mañana, pela Babel Studio, pelo Intituto Polaco de Arte Cinematográfica e Embaixada da República da Polônia no Brasil.

A caravana começa por Brasília e Rio de Janeiro entre os dias 10 e 28 de fevereiro, seguindo para Belém, entre 10 e 18 de março, continuando até São Paulo, entre os dias 9 e 19 de abril. Até julho a mostra, a cada dez dias, estará em Goiânia, Salvador, Palmas-TO, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Erechim e Porto Alegre.

Veja +Detalhes em: www.iaroschinski.blogspot.com

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html