quarta-feira, 18 de março de 2009

CARTAZES CUBANOS, UM OLHAR SOBRE O CINEMA MUNDIAL,

Continua, até 29 de março, na Galeria da Caixa de Curitiba a exposição CARTAZES CUBANOS, UM OLHAR SOBRE O CINEMA MUNDIAL, que traz ao Brasil uma seleção de 80 cartazes produzidos da década de 1960 até o início dos anos 90 pelo ICAIC - Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica. Utilizando a serigrafia como técnica de impressão e tendo como principais referências estilísticas a estética dos cartazes poloneses, tchecos e húngaros, o Push Pin Studio de Nova York, a pop art e o design californiano do final dos anos 60, um grupo de artistas gráficos cubanos desenvolveu um trabalho rico em formas, cores e texturas.

Suas criações possibilitaram o surgimento de uma escola peculiar de artes gráficas na América Latina. A Exposição da Caixa percorre a obra de 12 destes grandes designers, entre os quais René Azcuy, Eduardo Muñoz Bachs, Dámian, Dimas,Julio Eloy, Antonio Pérez (Niko), Antonio Fernández Reboiro e Raul Martinez. São cartazes que retratam, além do cinema cubano pós-revolução, produções de vários países, como as do leste europeu, norte-americanas e até brasileiras.

Na mostra encontram-se peças gráficas para filmes como os de Glauber Rocha e Julio Bressane. O objetivo da exposição é apresentar ao público um importante período da história cultural de Cuba a partir do triunfo da Revolução em 1959.

Galeria da Caixa - Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações: 2118-5114 . Horários de visitação: De terça a sábado das 10 às 21h. Domingos das 10 às 19h. Classificação etária: Livre. Ingresso: Entrada franca

Escreva para o PB : pbradialista@yahoo.com.br
Bookmark and Share Adicione PB ao Google Reader Add to Technorati Favorites

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html