segunda-feira, 23 de março de 2009

O Rádio, por Antenor Ribeiro

O grande público continua a reconhecer o rádio como um grande companheiro no dia a dia. Homens, mulheres, jovens, crianças, ouvem rádio. E tem espaço para todo tipo de programação. Seja em AM ou FM, rádio comunitária ou Web radio, o veículo continua alcançando seu objetivo. A lamentar, apenas, que verdadeiros empresários da comunicação estejam sendo substituídos por políticos proprietários de concessões, direta ou indiretamente, e que têm um único objetivo. Com isso o rádio perde muito da sua essência e qualidade.


Não tenho receio nenhum em afirmar que o rádio cumpre, em todos os sentidos, a mesma finalidade da Tv, que hoje é considerada a grande mídia. Se ocorrer um grande apagão na Tv e o rádio continuar no ar, ninguém deixará de ter a notícia, o entretenimento, a prestação de serviço, com eficiência digna do século 21. Mas rádio e tv podem e devem conviver em harmonia. Porém, atualmente o rádio sobrevive apenas, pois perdeu grande parte da verba reservada para publicidade no país.


O Rádio no Paraná e no Brasil continua sendo um espetacular veículo de comunicação, porém pouco valorizado pelo mercado. Equivocadamente em meu entendimento, o setor sofreu perda significativa junto ao mercado publicitário, dificultando a manutenção de uma programação de qualidade, com profissionais que possam ser mantidos com salários dignos.


O que de melhor pode ser visto hoje na Tv, é contribuição do rádio. E fazer, com qualidade, o que o rádio ensinou à Tv, no meu ponto de vista, ajudaria a manter este veículo como uma forte opção de investimento publicitário. Enquanto o grande horário da Tv é o período noturno, o rádio começa no despertar do dia, indo junto no carro, no trabalho, sem causar prejuízo algum. É companhia da dona de casa, do empresário, do público de A a Z. Não tem limitações em sua grandeza, porém sofre com a mentalidade pequena de alguns empreendedores.


Tendo já trabalhado em Curitiba e Londrina, as duas principais cidades do estado, conheço no entanto praticamente todo o interior do estado e posso dizer com conhecimento que aqui se faz um rádio com qualidade. Porém, em um número cada vez menor de emissoras.


Antenor Ribeiro – Jornalista e radialista profissional



Visite e indique o BLOG do Paulo Branco - Radialista

Escreva para o PB : pbradialista@yahoo.com.br

Bookmark and Share Adicione PB ao Google Reader Add to Technorati Favorites

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html