segunda-feira, 16 de março de 2009

"Tatu não nasce em ovo..."

06/03/2009 - 11:20

Eu erro, tu erras, a Folha erramos

Atualizado - imperdível

Da Folha

Petista chama rainha Elizabeth de “Margareth”

DA ENVIADA A CABO FRIO

Em discurso improvisado e bem-humorado ontem, em uma inauguração de uma escola técnica em Cabo Frio (RJ), o presidente Lula errou o nome da rainha da Inglaterra, disse que trocou o “menas laranja” por “en passant” e provocou o atacante corintiano Ronaldo, dizendo que ele teria de jogar por mais três horas para marcar um gol na sua estreia.

Do Blog Emails que Vêm e que Vão

“Diferentemente do que foi publicado na seção de necrologia, caderno São Paulo, nos dias 24/6 (pág. 3-6) e 25/6 (pág. 3-8), não houve missa de Ricardo Bacanhim Pereira. Ele está vivo.” (27.jun.97)

“O quadro da edição de 9/1 de ‘Ciência’, referente à reportagem ‘Viagra para mulher’, à pág. 25 do caderno Mais!, indica erroneamente a vagina no local do ânus. No mesmo quadro, o testículo está incorretamente indicado no local do escroto.” (14.mar.00)

“Diferentemente do que foi publicado no texto ‘Artistas periféricos passam despercebidos’, à pág. 5-3 da edição de ontem da Ilustrada, Jesus não foi enforcado, mas crucificado, e a frase ‘No princípio era o Verbo’ está no Novo, não no Velho Testamento.” (7.dez.94)

“O nome do maestro Eleazar de Carvalho saiu grafado errado na edição de ontem à pág. 1-9 do caderno Brasil.” (5.jul.94) (Saiu sem o v)

“Na nota ‘Balão’, da coluna Joyce Pascowitch, publicada à pág. 5-2 (Ilustrada) de 18/12, onde se lê ‘bando Opportunity’, leia-se ‘banco Opportunity’;” (21.dez.95)

“A peste pneumônica é transmitida por gotículas de saliva, diferentemente do que informou o texto publicado na pág. 2-10, no dia 24/09.” (28.set.94) O texto afirmava que a doença era transmitida por filhotes de perdiz. Quem editou o texto procurou um sinônimo para perdigoto, que pode significar tanto salpico de saliva como filhote de perdiz.

“Texto de capa do caderno Ilustrada da edição de anteontem grafou incorretamente no primeiro parágrafo a palavra ortografia (saiu hortografia).” (25.fev.95)

“Saiu grafado incorretamente na edição de ontem o plural de fuzil-metralhadora. O certo é fuzis-metralhadoras, e não fuzíveis-metralhadoras, como foi publicado na pág. 1-14 de Brasil.” (13.set.91)

“Por erro de digitação, foi grafado poço cartesiano, em vez de artesiano, na página 3-1 de sábado último.” (16.fev.94)

“O músico Carlos Santana é guatemalteco, e não mexicano, como informou reportagem à pág. 4-3 (Ilustrada) de ontem.” (12.mar.96)… “Diferentemente do que informou ontem esta seção, o músico Carlos Santana é mesmo mexicano e não guatemalteco.” (13.mar.96)

“Diferentemente do que foi publicado à pág. 1-14 (Brasil) da edição e 19/3, a Segunda Guerra Mundial começou em 1939, os EUA entraram na guerra em 1941, a Guerra dos Seis Dias foi em 1967, o presidente Richard Nixon (EUA) renunciou em 1974, Margaret Thatcher assumiu o poder no Reino Unido em 1979, o Muro de Berlim caiu em 1989, e o Iraque invadiu o Kuait em 1990.” (27.set.95)

Por Stanley Burburinho

FRASES PUBLICADAS EM ALGUNS JORNAIS, DO RIO DE JANEIRO, NOS ÚLTIMOS MESES.

1. “A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano.” - Jornal do Brasil

2. “Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem intensamente.” - O GLOBO

3. “Os sete artistas compõem um trio de talento.” - EXTRA

4. “A vítima foi estrangulada a golpes de facão.” - O DIA

5. “Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável.” - O GLOBO

6. “No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos.” - O DIA

7. “Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva. - JORNAL DO BRASIL

8. “Parece que ela foi morta pelo seu assassino.” - EXTRA

9. “Ferido no joelho, ele perdeu a cabeça.” - O DIA

10. “O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas.” - EXTRA

11. “O tribunal, após breve deliberação, foi condenado a um mês de prisão.” - O DIA.

12. “O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou.” - O DIA

13. “A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço.” - EXTRA

14. “Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes.” - JORNAL DO BRASIL

15. “Há muitos redatores que, para quem veio do nada, são muito fiéis às suas origens.” - O GLOBO

16. “O aumento do desemprego foi de 0% em novembro.” - O GLOBO

17. “O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos.” - O DIA

18. “Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio.” - JORNAL DO BRASIL

19. “Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel.” - EXTRA

20. “O cadáver foi encontrado morto dentro do carro.” - O DIA

21. “Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto.” - O DIA

http://www.mail-archive.com/pousoaltenses@yahoogrupos.com.br/msg00481.html

Mais Folha de São Paulo:

Menandro não é malandro

“Na edição do Agrofolha do último dia 15, a coluna ‘A Arte de Amolar o Boi’ (pág. 5-2) saiu com um erro: onde se lê ‘o grego Malandro’, leia-se ‘o grego Menandro’, em referência ao comediógrafo ateniense.” (19/12/92)

Sr. Fracasso

“O nome do chefe de governo em Portugal no período entre 1928 e 1951 é Antonio Oscar de Fragoso Carmona e não Antonio Oscar de Fracasso Carmona, como foi publicado na Ilustrada em 22/8″. (30/9/95)

Maiô usado, vestido suado

“Por um erro de digitação, na coluna ‘Joyce Pascowitch’, na pág. 5-2 (Mais!) de anteontem, onde se lê ‘o mesmo vestido suado na praia sobre o maiô’, o correto é ‘o mesmo vestido usado na praia sobre o maiô’”. (22/1/98)

Dilúvio

“Em alguns exemplares da edição de 30 de março de Esporte, foi informado incorretamente à pág. 4-3 que o personagem bíblico Jó criou a arca que salvou as espécies animais do dilúvio. Foi Noé quem construiu a arca.” (6/4/95)

Empate de espermatozóides

“Houve um erro na reportagem ‘Menstruação é enigma para meninos’ do Folhateen da edição de ontem. Dois espermatozóides não ‘empatam’ fecundando um mesmo óvulo. Dois óvulos podem ser fecundados por dois espermatozóides, dando origem a gêmeos bivitelinos, ou um óvulo fecundado por um espermatozóide pode se dividir em dois ovos, gerando gêmeos univitelinos (idênticos).” (12/5/92)

Tatu não nasce em ovo

“Diferentemente do que foi publicado em 29/11, na pág. 5-7 (Folhinha), o tatu não nasce de um ovo. Ele é um mamífero placentário, que se desenvolve na barriga de sua mãe.” (6/12/97)

Mandíbula

“O texto ‘Chico Anysio deixa hospital no Rio’, à pág. 4-2 (Ilustrada) de 20/2, informou que o humorista fraturou a “mandíbula direita”. A mandíbula (maxilar inferior) é um osso único.” (5/3/97)

Vou de “Taques”

“Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem (São Paulo), a rodovia que passa pela cidade de Praia Grande chama-se Pedro Taques, e não Pedro Táxi.” (20/11/99)

http://www1.uol.com.br/folha/circulo/antologia_erramos.htm

Enviado por: luisnassif - Categoria(s): MídiaTags relacionadas: 
Visite e indique o BLOG do Paulo Branco - Radialista

Escreva para o PB : pbradialista@yahoo.com.br

Bookmark and Share Adicione PB ao Google Reader Add to Technorati Favorites

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html