sexta-feira, 27 de novembro de 2009

História da Radiofonia Paranaense.Confira depoimentos este mês.


fonte: Coluna Juk - Horahnews - quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Comecei minha carreira na imprensa nos turbulentos anos 60 trabalhando como rádio-escuta na Rádio Colombo, para o Departamento de Rádio-Jornalismo. O comando era do saudoso amigo e professor Danilo Cortes.

Mas o convite tinha sido feito pelo, também saudoso, jornalistaDivonei Campos. Além de Ervin Bonkoski, o “dono” da rádio, conheci o José DomingosAirton Cordeiro, o Antonio Carlos (o Quati). Mais tarde o Zair Lourival Schuster (acho que é assim que se escreve, mas a pronúncia está certa), Almir Feijó, Antonio de Jesus, o hoje poeta Wilson Bueno, Abel Scuciattoe tantos outros.
E porque lembrar esses fatos?

É que no próximo dia 1º.de dezembro (uma terça-feira), começam as apresentações dos especiais “DEPOIMENTOS DO RÁDIO PARANAENSE”.

E olhando os nomes, me transportei ao passado lembrando o início da minha carreira. Agora terei a oportunidade de encontrar pessoas que fazem parte da história do rádio paranaense, como o competente Ubiratan Lustosa, o Paulo Branco,Pedro Washington, Lais Man, Danilo D’Avila, Jamur Junior Chain e tantos outros. Vale a pela conferir. O ingresso é gratuito.

Começa às 19 horas no CINEVIDEO1 - Rua Padre Anchieta, 458, Mercês - (Auditório Kastrup). É um depoimento por dia, com duração de 60 minutos cada.

E aqui vale um parêntese sobre o Ubiratan Lustosa.

Ubiratan Lustosa no Estúdio da Rádio Marumby,da Travessa Marumby,em 28 de novembro de 1952

Governadores Bento Munhoz da Rocha e Irineu Bornhausen, na divisa entre o Paraná -Santa Carina, na inauguração da linha telefônica Curitiba-Joinville. Ubiratan Lustosa transmitindo o evento

Para não estender muito, ele é advogado, publicitário, poeta, jornalista, teatrólogo, radialista e dono um acervo histórico do rádio paranaense. Basta acessar o link http://www.ulustosa.com/AutorCapitulos1-2.htm e viajar pelo mundo do rádio, com textos e fotografias. Vou resumir, em muito, algumas coisas sobre o Ubiratan.

Ele começou a atuar como locutor, em fase experimental, no final do ano de 1948, na Rádio Marumby , que havia completado dois anos de fundação. Em 1º de Setembro de 1950 foi contratado definitivamente. Já como Diretor Artístico dois anos depois, lançou o programa de auditório "Grandes Recitais" que apresentava artistas líricos de Curitiba, integrantes do "Grupo Experimental de Operetas" comandado pelo Maestro Wolff Schaia. Participavam, dentre outros, o tenor Felipo Barani, a soprano Isis Rocha. De âmbito internacional, atuavam o tenor Lubo Matchiuk e a soprano Lia Matchiuk. (violinista).

Ubiratan Lustosa como Diretor da Rádio Clube Paranaense

Já em 1° de setembro de 1.957 passou para a rádio Bedois.Depois de ser nomeado Diretor Artístico nos anos 60 passou a Assistente da Superintendência, da Rádio Clube Paranaense e em seguida assumiu a função de Diretor Superintendente, nomeado pelo Dr. Ruy C. Santos, que assumira a Presidência da emissora.

Ubiratan permaneceu na Rádio Clube até o final de 1.991. Mas a história não pára aí... Acesse http://www.ulustosa.com/ e saiba mais. Ali encontram-se mais de 300 fotos de radialistas que atuaram nas três primeiras emissoras de Curitiba e que fazem parte da “História da Radiofonia Paranaense”.
Há, também, fotos de artistas que aqui vieram atuar e ajudaram a escrever essa história.
Vale a pena “zapear”.

Eis os depoimentos iniciais neste mês de dezembro :

Dia 1 – Ubiratan Lustosa
Dia 2 – Vicente Mickos
Dia 3 – Paulo Branco 
Dia 4 – Pedro Washington 

Dia 7 – Dide Bettega
Dia 8 – Laís Man
Dia 9 – Euclydes Cardoso
Dia 10- Elon Garcia
Dia 11- Danilo D’Avila

Dia 14- Claudio Ribeiro
Dia 15- Roberto Bostelmann
Dia 16- Antunes Severo
Dia 17- Jamur Jr.
Dia 18- Ali Chain

Dia 21- Jair Brito
Dia 22- Araci Pedroso
Dia 23- Adair Krolow

Visite e escreva ou indique também o BLOG do Paulo Branco - Radialista
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Tunepak
Ou escreva para o PB : pbradialista@yahoo.com.br
Bookmark and Share Pingar o BlogBlogs Adicione PB ao Google Reader Add to Technorati Favorites
Subscreva Blog do PB

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html