sexta-feira, 13 de novembro de 2009

No apagão, rádio e twitter fazem bela dobradinha

"Quando as luzes se apagaram em grande parte do Brasil na noite desta terça-feira (10), coube ao rádio, único meio de comunicação disponível à maior parte das pessoas em meio ao blecaute, alertar para os riscos de se ficar nas ruas. O rádio chegou a transmitir recomendações do governo para que as pessoas não saíssem de casa para evitar a possível violência." - G1.globo.com - 11/11/2009


Twitter divide com rádio função de centro de informação durante o apagão e até Usina de Itaipu cria conta - fonte: oglobo.com
RIO - O primeiro apagão da era dos smartphones, internet sem-fio e Twitter demonstrou a importância de se mesclar o uso de novas e velhas tecnologias, de acordo com a necessidade do momento. Com televisão e computadores inacessíveis, boa parte dos brasileiros teve de alternar entre os modernos celulares e o antigo radinho de pilha como ferramentas de informação. E mesmo a assessoria da Usina de Itaipu, que se viu no olho do furacão , concluiu que o Twitter era a melhor forma de repassar informações sobre a crise.( Acompanhe o Twitter do jornal O GLOBO ).
Pelo celular, muitos acessavam a internet e ligavam para familiares, tentando descobrir a extensão do problema ou apenas comentar os transtornos vividos. E no melhor espírito do jornalismo colaborativo, enviavam emails para rádios e mensagens para o Twitter, disseminando informações (corretas ou desencontradas). Quem tinha aparelhos mais sofisticados pôde também aproveitar as benesses da TV Digital. ( Sofreu com a falta de luz? Conte para a gente )
Enquanto famosos contavam no site o que faziam durante a falta de luz , muitas pessoas tentavam se informar e um número ainda maior se dedicava a piadas e trocadilhos, a maioria envolvendo o namorado brasileiro da Madonna ou os estagiários de Itaipu .
A ideia de criar uma conta da usina no Twitter foi de Gilmar Piolla, superintendente de comunicação social, que estava em Curitiba quando as luzes começaram a se apagar e se viu assoberbado por ligações de jornalistas do país inteiro. Enquanto isso, na televisão e no rádio saía a informação de uma falha na usina teria causado o problema.
Para agilizar seu trabalho, Piolla resolveu então criar a conta no Twitter e transformá-la na central de informações sobre a crise. Em menos de 12 horas já eram mais de dois mil seguidores. Com o sucesso da empreitada, o site passa a ser mais uma fonte oficial de Itaipu para informações rápidas.
E como brasileiro não perde tempo, numa loja online que vende camisas com estampas personalizadas, já está disponível um modelo " Apagão 2009, eu twittei ".
_____________________________________________________________________________________________

Veja também:

Durante blecaute, paulistanos apelam para objetos esquecidos nas gavetas - fonte: G1.globo.com

Velas de aniversário e rádios de pilha ajudaram em meio a apagão. Padaria usou lampião a gás para continuar aberta em bairro nobre de SP.


Além do susto, apagão pode trazer boas lembranças, diz pesquisador de blecautes - fonte: G1.globo.com

Sem TV e computador, população 'redescobre' que tem vizinhos.


Visite e escreva ou indique também o BLOG do Paulo Branco - Radialista
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Tunepak
Ou escreva para o PB : pbradialista@yahoo.com.br
Bookmark and Share Pingar o BlogBlogs Adicione PB ao Google Reader Add to Technorati Favorites
Subscreva Blog do PB

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html