sábado, 20 de fevereiro de 2010

Nos momentos de crise, meios de comunicação tradicionais como o rádio encontram novas maneiras de informar



Muitas das discussões sobre o papel dos meios de comunicação em situações de emergência —como o terremoto no Haiti— estão focadas nos avanços tecnológicos que permitem reunir e distribuir notícias. O Twitter e outras redes sociais têm realizado um trabalho de enorme importância, mas o rádio —o meio de comunicação mais popular no Haiti— tem sido chave na tarefa de informar os haitianos dentro e fora do país em meio ao desastre.

A matéria da CNN “Rádios de baixa tecnologia conectam alguns haitianos” (em inglês), fala da importância desse meio de comunicação no país e fora das suas fronteiras. Veja também os seguintes exemplos de como o rádio pode ser utilizado em situações de crise, na sua forma tradicional ou repaginada:

- Uma estação de rádio pede que os haitianos não viajem para os Estados Unidos de barco. Um avião de carga da Força Aérea dos Estados Unidos voa cinco horas por dia sobre o Haiti, enviando mensagens em criolo haitiano do embaixador em Washington, explica a Europa Press. As mensagens alertam a população sobre os riscos da viagem marítima para os Estados Unidos.

- A BBC inicia, a partir de hoje, transmissões em criolo haitiano. O “Conexão Haití” será um programa exibido em edições de 20 minutos e irá ao ar todas as manhãs nas seis cidades de maior população do país.

- Estações locais de rádio transmitem programas humanitários. “Notícias que você pode usar" é um programa de uma hora de duração, em criolo haitiano, produzido pela Internews —uma organização de apoio aos meios de comunicação com base nos Estados Unidos— e entrou no ar na quinta-feira passada. O primeiro programa incluiu informações sobre distribuição de água e sobre o controle de desperdícios.

A Internews enviou uma equipe de avaliação ao Haiti logo depois do terremoto, com o apoio da Fundação John D. y Catherine T. MacArthur e da Fundação John S. y James L. Knight (Veja a entrevista completa da revista Columbia Journalism Review com o presidente da Internews e outras matérias sobre o projeto do Pulitzer Center for Crisis Reporting e do On the Media).


Other Related Headlines:
» Como o Haiti se comunica depois do terremoto? (BBC Mundo)


Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Reverbenation
Contato: pbradialista@yahoo.com.br

Pingar o BlogBlogs Adicione PB ao Google ReaderSubscreva-se em NewsGator OnlineAdd to netvibesSubscreva-se em BloglinesAdd to Pageflakes Add to Technorati Favorites

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html