segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pesquisa relaciona falta de vitamina D e câncer de cólon

Entre as pessoas com maiores níveis da vitamina, risco diminui 40%.
Estudo foi publicado nesta sexta (22) no 'British Medical Journal'.

Foto: Paul Edwards/University of Cambridge/National                 Center for Biotechnology/Reprodução

À esquerda musculatura do cólon livre de células tumorais. À direita, tumores começam a se expandir. Estudo liga deficiência de vitamina D ao desenvolvimento de câncer no cólon (Foto: Paul Edwards/University of Cambridge/National Center for Biotechnology/Reprodução )

As pessoas com mais vitamina D no sangue têm menos possibilidades de desenvolver câncer de cólon que as que têm baixos níveis do composto, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira (22) na revista médica "British Medical Journal" (BMJ).

A análise, feita por pesquisadores da Agência Internacional de Investigação do Câncer em Lyon, na França, e do Imperial College de Londres, na Inglaterra, indica que, entre as pessoas com maiores níveis de vitamina D no organismo, o risco de sofrer câncer de cólon diminui em 40% .

"O próximo passo é realizar novos testes para tentar confirmar se o suplemento de vitamina D pode reduzir o risco do câncer de cólon"

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores observaram as quantidades do composto em 1.248 pessoas com câncer de cólon, mas destacaram, no entanto, que o vínculo não é definitivo, e outros estudos clínicos devem ser realizados.

Os pesquisadores não avaliaram se o consumo de suplementos de vitamina D pode ajudar a evitar a doença, segundo a BMJ, que informa que o estudo contou com o apoio do Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer (WCRF, sigla em inglês).


A principal fonte da vitamina é a luz solar, mas ela está presente em alguns alimentos, como o óleo de fígado de bacalhau


"Este é o maior estudo já realizado sobre este assunto, e agora há mais provas de que há maiores possibilidades que as pessoas com baixos níveis de vitamina D possam desenvolver câncer de cólon", assinalou Panagiota Mitrou, cientista do WCRF.

"O próximo passo é realizar novos testes para tentar confirmar se o suplemento de vitamina D pode reduzir o risco do câncer de cólon", disse Mitrou, que informou que há cerca de 37.500 casos da doença diagnosticados a cada ano no Reino Unido.

fonte: G1.com - 22/01/10

Aproveite e visite, escreva ou indique também o BLOG do Paulo Branco - Radialista
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Tunepak
Ou escreva para o PB : pbradialista@yahoo.com.br
Bookmark and Share Pingar o BlogBlogs Adicione PB ao Google Reader Add to Technorati Favorites
Subscreva Blog do PB

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html