quarta-feira, 12 de maio de 2010

Corinthians paranaense

por Anthony Leahy.


Ontem, após proferir uma palestra no Centro de Letras do Paraná, sobre a Formação da Identidade Curitibana, fui provocado a tomar uma posição mais clara sobre o Corinthians Paranaense (?!?!?).Bem, ao defender a necessidade de cuidar e promover o que é nosso, já deixo claro o que entendo sobre este absurdo. Mas, como não sou uma pessoa de meias verdades ou meias palavras, faço público a minha convicção:


Eu acho um crime contra a identidade paranaense. Fincar uma Bandeira tem o significado de marcar território dominado, não é verdade? Colocar a bandeira de São Paulo no escudo de um time que leva o gentílico "paranaense" é declarar-se vencido e dominado. É um retrocesso à 5ª Comarca de São Paulo (falo 5ª pois quando virou 10ª já foi para se tornar província autônoma).


O nome do time deveria ser 5ª COMARCA DE SÃO PAULO ESPORTE CLUBE.


Um absurdo! Um descaso! ...


Mais um atentado terrorista contra a nossa identidade, já tão combalida!


Lembremo-nos que identidade se constrói historicamente e se convalida sociologicamente, formando uma memória coletiva, que particulariza e empresta significados à nossa cultura, ao nosso jeito de ser e ver o mundo.


"O que me assusta não é a idiotice de poucos, mas a omissão de muitos"


Idiota na Grécia antiga era quem colocava os seus interesses pessoais à frente dos coletivos. Ou seja, os interesses comerciais à frente dos interesses do Paraná, enquanto povo e estado.


Lamentável!


Não vejo culpa e nem tenho nada contra São Paulo, muito pelo contrário, mas sou defensor da diversidade a partir da consolidação das identidades regionais. Isto que presenciamos é um absurdo sob todo e qualquer aspecto. Trata-se de uma intervenção cultural, infelizmente a nosso convite.


Fisdusca para eles...


O Paraná que queremos somos nós que fazemos, por ação ou por omissão!



----
Anthony Leahy - Editor - Instituto Memória
Conselheiro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História - SP
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e da Academia de Cultura de Curitiba

----

Instituto Memória Editora Ltda.
Editora Destaque - Câmara Brasileira de Cultura
Medalha Rui Barbosa pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História
Prêmio de Mérito Cultural pela Ordem São Maurízio de Thebas

----
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Reverbenation
Adicione PB ao Google Reader

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html