segunda-feira, 3 de maio de 2010

Curtas metragens produzidos em forma de cooperativa estreiam no Bar Curityba

 Documentário sobre a vida do ator Claudinho Castro e video experimental produzido em 1995 e finalizado em 2010 são os destaques na área audiovisual paranaense.
  
Estão cada vez mais frequentes as produções audiovisuais realizadas em forma de cooperativa. Profissionais da área audiovisual, como câmeras, fotógrafos, músicos promovem parceria e produzem curtas-metragens a custo reduzido. Este é o caso de Estevan Silvera e Tiomkim, que lançam no dia 05 de maio de 2010 às 20 h no Bar Curityba os curtas digitais, respectivamente, “O Oitavo”( 20’ ) e “Veludo Azul das Araucárias”( 5’ ),  O curta de Silvera é um documentário sobre a vida do ator curitibano Claudinho Castro abordando temas sobre nanismo, cotas raciais e  internet tudo com muito bom humor e de maneira politicamente incorreta. Já o trabalho de Tiomkim é uma produção realizada em 1995 nos antigos sistemas Super-VHS e U Matic e que permaneceu inédita até hoje, sendo transposta, restaurada e finalizada em plataforma digital.
 
O Oitavo  (crédito das fotos enéas gomez)

 
Claudio Castro nasceu em Curitiba em 1975 e devido a uma infância difícil, marcada pela perda dos pais decidiu ir á luta desde cedo, não deixando que sua deficiência – o naninso – fosse empecilho para nada na vida. Atualmente ele é um dos atores mais respeitados do Pr, atuando ao lado do produtor João Luiz Fiani, além de produzir Clip com mais de 15 milhões de acessos no site do Youtube, e premiado pela MTV Brasil . O registro de sua vida pessoal e profissional foi um desafio para o premiado cineasta Estevan Silvera que se uniu a Adalgisa Lacerda na direção de fotografia e  grupo de músicos formado por Gilberto Zanelatto, João Pedro, Marcelo Oliveira e Bélem Mardock que criaram trilha original para o curta. Em seu curriculum Silvera soma diversos prêmios nos festivais de Gramado, Maranhão, Lapa e Canoa Quebrada no Ceará.
 
Veludo Azul das Araucárias
 
 
“Um curta produzido no século XX e finalizado no século XXI”, assim é a chamada do curta-metragem de Tiomkim, produzido em parceria com Daniel Corrêa da Cine Roll Produtora. Inédito por 15 anos o trabalho traz no elenco profissionais como Claudia da Natividade, Milton Jr., Paulo Munhoz, Regina Vogue, entre outros. Uma colagem performática embalada pela canção “Blue Velvet”, seguindo a linha experimental de cineastas como Kenneth Anger e David Lynch. Atualmente Tiomkim é responsável pelo setor de Ação Cultural do Museu da Imagem e do Som e já conquistou prêmios nos festivais do Maranhão ,Vitória. Itaú Cultural e OCIC – Org. Católica Internacional.
 
 
Serviço :Lançamento dos curtas digitais
  
“O Oitavo”, de Estevan Silvera ( 20’ ) 2010 e  “Veludo Azul das Araucárias”, de Tiomkim ( 5’ ) 2010
 
Apoio Cultural: SEEC/Museu da Imagem e do Som do PR
 
Local: Bar Curityba (Alameda Presidente Taunay, 444)

Data: 05 de maio de 2010  (quarta-feira)
Hor:  20 horas – ENTRADA FRANCA

Info: (41) 3224-2821 – c/Estevan
         (41) 88 42-8350 – c/Tiom

Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Reverbenation 
Contato: pbradialista@yahoo.com.br
  Adicione PB ao Google Reader

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html