segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Coisas que não entendo



"Pés-de-vento, explosões ascendentes, ventos de calmaria, microexplosões, ciclones e tornados são personagens que, vez por outra, ganham efêmera existência na atmosfera e perturbam,consideravelmente a vida dos homens." (Surpreendente força dos ventos - super.abril.com.br)

Por exemplo, não entendo porque os "homens do tempo", estão numa corrida desenfreada para qualificar o fenômeno que causou ventos de até 124KM/H na Serra Gaúcha, ao final de julho.

Existem, segundo os entendidos, 3 hipóteses para o que ocorreu nas plagas gaúchas:

1- TORNADO: que é um redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão. A repentina queda de pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade até 400 km/h, fazem com que o tornado destrua o que encontrar pela frente.

2-MICROEXPLOSÃO: que ocorre quando o vento descendente se desprende da base da nuvem e atinge o solo de uma só vez, com grande força. É como se uma bomba tivesse caído no solo.

3- FRENTE DE RAJADA: o vento tem um único sentido e causa estragos em áreas maiores que o tornado e a microexplosão.



Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html