segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aprenda a ter uma alimentação saudável e como cuidar da memória

Acúmulo de gordura na barriga pode causar vários problemas de saúde, como hipertensão, infarto e derrame.

bdbr_COMIDA

Cada vez mais, os brasileiros têm uma vida cotidiana corrida. Às vezes isso significa comer mal e não fazer exercícios. Esse estilo de vida pode fazer mal à saúde. Médicos alertam que é importante ficar de olho na circunferência abdominal, tanto em homens como em mulheres. O acúmulo de gordura na barriga pode causar vários problemas de saúde, como hipertensão, infarto e derrame.

Aprenda a calcular o IMC, para saber qual o peso ideal para cada altura

Por exemplo, para uma pessoa que pesa 76 quilos e tem 1,79m de altura a conta é a seguinte: 76 (peso) / 1,79m x 1,79m = 23,71 (Normal)


Com o resultado do cálculo de IMC, consulte a tabela da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade para saber como está seu índice:

Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

Para combater a perda de memória também é fundamental exercitar a mente: ler, fazer exercícios, conversar.

Clique aqui, entre no site do ministério da Saúde, e faça o teste: Você tem uma alimentação saudável?

Melhore seus hábitos alimentares adotando algumas dicas:

- Coma quatro ou cinco vezes por dia: isso leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.

- Coma devagar e preste atenção ao que come: Mastigue bem, e lentamente, para sentir a textura e o sabor de cada alimento, experimentando o prazer de saborear o que come. Separe o ato de comer das outras atividades, como ler, assistir televisão, pois estas atividades interferem recepção destas informações.

-Evite a monotonia: Varie bastante dentre os alimentos de cada grupo. Invente novos pratos. Capriche na arrumação da mesa. Torne o momento da refeição um prazer.

- Beba bastante líquido: beba bastante água filtrada, mineral (sem gás) e sucos naturais (sem açúcar) para hidratar-se. Evite o consumo de café, refrigerantes e sucos industrializados.

- Não adote dietas radicais: Você não vai agüentar por muito tempo e voltará rapidamente para antigos e maus hábitos alimentares. Além disso, a grande perda de peso em curto período de tempo é prejudicial ao metabolismo do organismo, pois a grande perda de massa magra, com conseqüente redução do gasto energético total, o que leva possivelmente ao aumento de massa gordurosa após a dieta restritiva.

- Evite o uso de óleos e temperos industrializados para temperar as saladas


Aproveite e visite, escreva ou indique também o BLOG do Paulo Branco - Radialista
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Tunepak
Escreva para a Jacaroa : noemifarias13@gmail.com
Bookmark and Share
Subscreva Blog da Jacaroa


Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html