quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cachorro 'doutor' visita enfermaria infantil de hospital em São Paulo

Joe Spencer é um golden retriever de quatro anos de idade. Seu objetivo é levar alegria e relaxar crianças doentes.

Marília JusteDo G1, em São Paulo - 04/10/08


O doutor Joe Spencer Wood Gold chega de crachá para atender as crianças na enfermaria infantil do Hospital São Paulo e deita na mesa para receber seus pacientes. Não, você não leu errado. Ele realmente deita na mesa. Mas não estranhe, o doutor Joe Spencer é um cachorro. E um cachorro muito ocupado. Todos os dias ele visita hospitais e tenta levar um pouco de alegria para crianças doentes.

O trabalho começou em 2006. Mas a idéia surgiu muito antes disso, quando as irmãs Luci e Ângela Lafusa assistiram na TV uma história sobre um projeto americano na área. Um dia, caminhando pela cidade de Praia Grande, no litoral paulista, passaram na frente de um asilo com Joe. Os velhinhos, sentados na varanda, prestaram atenção no cão. Não à toa. Joe é um golden retriever, um cachorro de grande porte com belos e brilhantes pêlos loiros.

“A gente viu na hora que os olhinhos deles brilhavam”, contou Ângela ao G1. “Batemos na porta e perguntamos se eles aceitavam visita. Disseram que sim. Perguntamos ‘mas e visita de cachorro?’”, ri a dona, que trabalha como secretária no Hospital São Paulo.

O próximo passo foi lógico: levar Joe ao hospital. Mas não foi tão simples. Para colocar um cachorro dentro de um centro de saúde é preciso atender a uma série enorme de exigências. Primeiro passo: o adestramento. “Ele foi treinado para obedecer todos os nossos comandos”, conta Luci. O segundo: garantir que ele esteja bem limpinho, para que os pacientes não corram nenhum risco de infecção. Joe é escovado diariamente com produtos especiais para “esterilizar” seus pêlos. Ele também toma banho uma vez por semana e tem seus dentes escovados todos os dias. E visita o veterinário mensalmente.

Só depois de cumprir todas as exigências e ter todos os certificados, Joe pôde entrar na enfermaria. E aí começou o projeto. “As crianças adoram”, conta Isabel Carmagnani, diretora de enfermagem do Hospital São Paulo. “Todos os dias de manhã, elas já começam a perguntar ‘hoje é o dia do Joe? É hoje que ele vem?’”, diz ela.

A agenda lotada parece a de um médico de verdade. A visita à enfermaria infantil do HSP ocorre nas quarta-feiras. Nos outros dias da semana, ele visita outros hospitais. O trabalho é tanto que ele precisou de ajuda. E aí o projeto “Joe Amicão” virou “Joe Amicão e Cãopanheiros”, com outros sete cachorros de voluntárias.

“É uma correria, todo dia tem alguém querendo que ele vá em algum lugar, visite algum hospital”, conta Luci, que, como a irmã, trabalha de forma totalmente voluntária e, por isso, tem um tempo limitado para se dedicar ao projeto – afinal, elas precisam manter seus empregos. A esperança é que um dia elas consigam um apoio financeiro para manter suas atividades 100% do tempo. Patrocínio comercial, no entanto, não é bem vindo. “Não queremos ter um cão garoto-propaganda. Queremos um cão voluntário”, diz Luci.


Aproveite e visite, escreva ou indique também o BLOG do Paulo Branco - Radialista
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Tunepak
Escreva para a Jacaroa : noemifarias13@gmail.com
Bookmark and Share
Subscreva Blog da Jacaroa

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html