quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cientistas explicam relação entre excesso de peso na infância e obesidade dos adultos


Medir peso e altura de bebês é rotina obrigatória nos primeiros anos de vida das crianças. Na Grã-Bretanha, cientistas anunciaram novidades sobre razões da obesidade.

Marcos LosekannLondres - 26/12/08


Fofinho, redonducho - uma criança assim pode até ser engraçadinha. Mas na verdade essa condição tem tudo para ser o prenúncio de uma doença: a obesidade. Gordinho na infância, obeso na maturidade. Os pesquisadores acompanharam 233 crianças do nascimento à adolescência na Grã-Bretanha. Concluíram que a obesidade infantil pode ser definida até os 5 anos de idade. Muito antes dos pais geralmente começarem a se preocupar de fato com isso.

Leia mais sobre Ciência e Saúde no G1

Uma mãe reconhece que errou com a dieta da filha. Agora a menina terá que suar para ficar em forma. “Acabei de inscrevê-la em uma academia”, diz a mãe.

“Vou ter que nadar e correr todos os dias depois da escola, porque não quero ser assim quando crescer”, prevê a filha.

Um pai, com duas filhas magras, ensina: “incentivo comida caseira, com pouco azeite. Não poupamos em peixes, verduras. Elas estão bonitas e fortes” diz, todo orgulhoso.

Segundo a pesquisa, uma em cada quatro crianças de até 5 anos é obesa na Inglaterra. Elas fatalmente podem se tornar adultos obesos também. Maior densidade calórica dos alimentos, porções mais generosas de comida, sedentarismo alimentado ainda mais por jogos eletrônicos e outras diversões de pouca atividade física. Tudo isso contribui, segundo os pesquisadores, para ampliar o resultado da balança.

Em contrapartida, os cientistas lembram que obesidade é um dos poucos problemas sérios de saúde que podem ser revertidos. Além de fazer exercício, é preciso ficar longe da geladeira e de suas guloseimas nem sempre saudáveis.

De acordo com a pesquisa, o peso aos 5 anos de idade é um bom indicativo para se prevenir uma futura pança.


Aproveite e visite, escreva ou indique também o BLOG do Paulo Branco - Radialista
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Tunepak
Escreva para a Jacaroa : noemifarias13@gmail.com
Bookmark and Share
Subscreva Blog da Jacaroa

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html