terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como ter uma alimentação saudável

Em troca da praticidade dos alimentos industrializados, são consumidos alimentos ricos em gorduras e pobres em nutrientes. A alimentação saudável não é difícil de manter. Em entrevista ao Bom Dia Brasil, uma nutricionista dá mais dicas para o dia-a-dia.

Você sabe dizer o que o seu filho anda comendo? Tentadoras guloseimas estão por toda parte: no supermercado, nas escolas e até mesmo em casa. Mas especialistas dão o alerta: produtos industrializados escondem perigos graves para a saúde. Faltam nutrientes, e sobram gordura e sal.

É cada vez maior o índice de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes. A maioria das mães sabe o quanto é difícil convencer os filhos a levar todos os dias uma fruta ou um bom suco para a escola. Porque muitas vezes, na pressa, os pais também acabam optando por alimentos prontos que tem muitas calorias e poucos nutrientes.

A praticidade dos produtos industrializados esconde perigos para a saúde.

“O consumo diário e excessivo desses alimentos pode trazer a obesidade, pode trazer uma diabetes, um colesterol elevado”, alerta a nutricionista Cristiane Kovacs.

Dois pedaços de pizza comprada, semi-pronta, no supermercado têm a mesma quantidade de sódio que se comeria em 20 pratos de filé de frango, brócolis, arroz, feijão e salada de alface, pepino e beterraba. As marcas que contém menos sódio equivalem a 8,5 pratos de estrogonofe de carne, arroz e batata frita.

Além de não serem considerados nutritivos pelos especialistas, alguns produtos industrializados também trazem informações confusas nas embalagens. Em alimentos consumidos por crianças, foram encontrados erros comuns que podem comprometer uma dieta balanceada.

Foi o que apontou uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). O instituto descobriu que algumas marcas utilizam valores de dietas de adultos nos rótulos de produtos para crianças. Uma criança de 3 anos tem necessidade de 1.050 calorias por dia. Mas o produto que ela consome tem como base uma dieta de duas mil calorias.

“O pai que escolhe e tenta equilibrar uma dieta com base nas embalagens, certamente vai estar consumindo mais calorias do que o indicado”, afirma o assessor técnico do Idec, Marcos Pó.

Como ter uma alimentação saudável?

A alimentação saudável é um hábito e deve começar desde muito cedo, dentro de casa. Para falar sobre o assunto, o Bom Dia Brasil entrevistou a nutricionista Fernanda Amparo, sobre o que comer ou não.

Bom Dia Brasil: Como comer um sonho sem culpa?

Fernanda Amparo: A partir do momento que temos uma alimentação equilibrada, a gente deve consumir pelo menos um ou dois sonhos, lembrando que é sempre pequeno, uma vez por semana ou a cada 15 dias, no máximo.

Muita gente gosta de comer logo cedo coxinha e também pizza, que são alimentos muito pesados para comer de manhã. Qual o melhor horário para se comer esse tipo de alimento e com que freqüência a gente pode comer uma pizza ou uma coxinha?

Esses produtos não devem ser consumidos logo cedo , porque eles são muito pesados. A gente deve consumir, por exemplo, a pizza no jantar e depois tentar sair para uma balada ou para um cinema para queimar as calorias. A coxinha deve ser consumida sempre no lanche da tarde. Desde que a gente tenha uma alimentação saudável, podemos sempre consumir eventualmente ou uma vez por semana.

Muita gente não tem tempo logo cedo de tomar um café da manhã com uma refeição bem balanceada . Qual a melhor dica para que essa refeição possa ser bem rápida, mas ainda assim saudável?

O pão de todo dia é uma ótima opção. Se a pessoa tiver a oportunidade de comer uma fruta antes ou depois, melhor ainda. O pão integral é a melhor opção. A boa notícia, para quem gosta do pão francês, é que há como comer esse pão sem tanto problema. Deve-se comer sempre o pão francês com margarina, porque a manteiga tem muita gordura saturada e gordura trans. As pessoas devem sempre dar preferência às margarinas isentas de gorduras trans. De preferência, o pão deve ser comido frio, porque na chapa, pelo fato de esquentar essa margarina, ela acaba ficando mais calórica. Tirar o miolo deixa o pão menos calórico, porque a maior parte e de calorias está no miolo.

A maioria das pesquisas indica que a obesidade é resultado de uma má alimentação e ela é mais freqüente nas zonas de periferia de baixa renda.

Na verdade, depende muito do tipo de alimentação. Na periferia, as pessoas geralmente não têm condições de comprar frutas e verduras que são alimentos ricos em fibras. Então, acabam comendo uma grande quantidade de arroz, feijão e bife frito. Já na classe média, as pessoas acabam abusando muito mais do fast-food e acabam recorrendo com mais freqüência a esse tipo de alimentação. De uma forma geral, a obesidade está crescendo bastante.

Qual é a sua maior crítica à dieta das crianças hoje? A falta de fibra? Tem gordura demais? Tem açúcar demais? O que é bom priorizar?

Hoje em dia, é maior a quantidade de açúcares, sódio e valor calórico nos alimentos. Os pais, na correria do dia-a-dia, acabam fazendo lanches prontos com bolinhos, sucos ou leites industrializados. Esses alimentos têm uma grande quantidade de sódio quanto de açúcares e gordura. Então, a melhor opção é sempre uma fruta, ou alguns lanches mais naturais.

O que aquele pai que tem um filho que não quer comer comida saudável de jeito nenhum deve fazer? Qual a melhor estratégia? Simplesmente proibir ou dizer que o filho não vai comer nada enquanto não comer comidas saudáveis? Qual a melhor estratégia para fazer a criança que não quer comer comida saudável de jeito nenhum passar a comer?

A proibição não é o melhor método. O melhor é você tentar negociar com essa criança. Então, a opção é colocar uma fruta ou uma verdura na alimentação e aí liberar. Por exemplo, ele quer comer uma bala. Então, libere uma bala por dia, mas sempre trabalhar com essa negociação.


Aproveite e visite, escreva ou indique também o BLOG do Paulo Branco - Radialista
Veja e baixe os vídeos do Canal Paulo Branco no Vodpod
Ouça todos os áudio em Paulo Branco no Tunepak
Escreva para a Jacaroa : noemifarias13@gmail.com
Bookmark and Share
Subscreva Blog da Jacaroa

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html