sábado, 25 de setembro de 2010

Getúlio Vargas/Fernando Henrique Cardoso

História da Petrobras


Edifício Sede da empresa no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Fundada no dia 3 de outubro de 1953 pelo então presidente Getulio Vargas, com a edição da Lei Nº 2.004, a criação da Petrobras foi formalizada. Suas atividades foram iniciadas com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.


As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram conduzidas pela Petrobras de 1954 a 1997.

Durante esse período, a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no país.


Depois de exercer por mais de 40 anos, em regime de monopólio, o trabalho de exploração, produção, refino e transporte do petróleo no Brasil, a Petrobras passou a competir com outras empresas estrangeiras e nacionais em 1997, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei N° 9.478, de 6 de agosto de 1997.

Tal lei regulamentou a redação dada ao artigo 177, §1º da Constituição da República pela Emenda Constitucional nº9 de 1995, permitindo que a União contratasse empresas privadas para exercê-lo.



Embora não tenham sido mencionados nas comemorações da maior capitalização de uma empresa nacional,Getúlio Vargas e Fernando H. Cardoso foram da máxima importância por tudo o que está acontecendo hoje com a estatal e os benefícios que advirão com a entrada de bilhões de reais nos cofres governamentais.

Já que ninguém disse nada, digo eu:

Obrigado GETÚLIO VARGAS

Obrigado FERNANDO HENRIQUE



" A verdade alivia mais do que machuca. E estará sempre acima de qualquer falsidade como o óleo sobre a água"


Miguel de Cervantes,escritor espanhol!

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html