quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Está cansado?

"Estresse no trabalho: ele acaba com sua saúde"
Ana Maria Rossi


Uma atividade física regular, por exemplo, ajuda a liberar a tensão

Sete segundos após perceber uma situação estressante - seja por excesso de cobranças do chefe, prazos apertados, tarefas demais - o organismo se prepara, fisiologicamente, para reagir: a pressão arterial sobe, a freqüência cardíaca acelera, a respiração se torna mais superficial e rápida, os músculos se contraem e as mãos e os pés ficam frios e suados.


Para o corpo, os excessos no trabalho criam uma situação de defesa e as adaptações fisiológicas preparam o indivíduo para a luta.


Mas quem é o inimigo? Você. Não há com quem lutar e seu corpo vai experimentar essa sensação - chamada de estresse - por horas, todos os dias. Mas se os encargos profissionais não vão diminuir, então, é preciso descobrir estratégias para reduzir as doses extras de hormônios e toda a tensão gerada por este inimigo invisível. E elas são mais simples do que se imagina.


Manter um estilo de vida saudável está no topo desta lista. Uma atividade física regular, por exemplo, ajuda a liberar a tensão e, de quebra, joga doses de endorfina no organismo que dão uma sensação de prazer. Atividades de relaxamento também têm papel importante nisso, como a prática da meditação, do yoga ou do tai chi chuan.


De acordo com pesquisas feitas pelo cardiologista americano Herbet Benson, fundador do Instituto Mente/Corpo da Universidade de Harvard (EUA), este tipo de prática fortalece o sistema imunológico.


Técnicas de visualização - que podem ser feitas em casa ou no ambiente de trabalho - também disciplinam a mente e evitam os efeitos danosos do estresse. E, certamente, ter tempo reservado na agenda para o lazer, a família e os amigos. Rir, viajar, brincar com os filhos, namorar, bater papo com os amigos são excelentes antídotos para relaxar o corpo e a mente e nocautear as tensões provocadas pelo trabalho.


Lembrando minha infância:


A minha avó dizia que para acabar com a canseira do dia,nada melhor do que bom escalda-pés,ou seja,mergulhar os pés em agua quente,não muito quente,e deixar a vida te levar por alguns minutos.Naqueles tempos não se usava a palavra "estresse",mas,canseira mesmo.E tem mais,para massagear os pés coloque bolinhas de gude ou pedrinhas no fundo da bacia.


Vovó sabia das coisas!!!

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html