domingo, 24 de outubro de 2010

História da Rádio Paiquerê de Londrina

A Rádio Paiquerê, com o prefixo ZYS-57, entrou no ar em caráter experimental em janeiro de 1957, mas só foi inaugurada no dia 9 de fevereiro. Foi a terceira emissora de rádio a surgir na cidade que contava com a Rádio Londrina e a Difusora Paraná. A concessão da Rádio Paiquerê foi dada ao empresário Pedro de Alcântara Worms, vencedor da concorrência aberta pelo Conselho Nacional de Telecomunicações. Pedro Worms e Samuel Silveira eram donos de outras emissoras na região e formaram a Rede Paranaense de Rádio, a qual a Paiquerê passou a ser filiada. Como uma programação diferente, voltada para a informação, a Paiquerê nasceu forte.

No final da década de 60, uma lei do Governo Federal pôs fim às redes de rádio e as emissoras da Rede Paranaense começaram a ser vendidas. Com isso, a Rádio Paiquerê se tornou propriedade de um grupo de empresários da cidade, liderado por Orlando Mayrink Góes e composto por mais dez sócios: Daniel Gonçalves, João Nicolau, Lucídio de Held, Olavo Garcia Ferreira, Lizandro Ferreira Araújo, Heber Soares Vargas, Milton Tavares da Silva, Camel Nassif, Nassib Jabur e Victor Pimenta Cunha. O objetivo do grupo era político, fortalecer a campanha de Dalton Paranaguá para prefeito.

Em 1970 a Paiquerê foi passada para outro grupo político. Este era comandado por Álvaro Dias e contava com João Conceição, Osvaldo Macedo, Romeu Curi, Délio César, Antenor Aparecido Próspero e Nello Lainetti.

Em 1971, nas mãos de políticos, a Rádio Paiquerê se enchia de irregularidades e estava próxima de ter sua concessão(que ainda continua nos nomes de Pedro Worms e Samuel Silveira) cassada. A saída dos proprietários foi entregar a emissora para a administração da empresa Elo Publicidade, de três profissionais de rádio: João Correia Filho, Ricardo Spinosa e João Baptista Faria (o J.B.).

O negócio deu certo. No ano seguinte, o grupo da Elo adquiriu 50% das cotas da rádio e três anos depois totalizou os 100%. Em 1976, João Correia Filho desligou-se da sociedade e a Rádio Paiquerê ficou com Ricardo Spinosa e João Baptista Faria. Em 1999, a sociedade dos dois também foi desfeita. As cotas de Ricardo Spinosa foram transferidas para João Batista Faria que se tornou o único dono da Paiquerê.

A Rádio Paiquerê tem sua sede própria desde 1979: na Avenida Higienópolis, 2100. Com uma programação de grande credibilidade - que há anos lhe dá a liderança absoluta em Londrina e na região - e as grandes coberturas jornalísticas/esportivas, a Paiquerê é a rádio do Paraná que o Brasil inteiro conhece.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html