segunda-feira, 11 de outubro de 2010

M O R S E

Samuel Morse (1791-1872) foi o inventor do código com o seu nome. Quando em 1832 principiou o projecto da construção de um telégrafo não imaginava as dificuldades que teria de enfrentar, tanto nos E.U. como na Europa onde lhe negaram inclusivé a patente da invenção, até que em 1843 conseguiu um financiamento do governo americano para a construção de uma linha telagráfica entre Washington e Baltimore.



Samuel Morse
Samuel Morse

No ano seguinte deu-se a primeira transmissão e o sucesso foi tal que se formou uma companhia que cobriu o território americano de linhas telegráficas.
 Quando em 1860 Napoleão III lhe concedeu um justo prémio de reconhecimento pela invenção, já nos E.U. e na Europa estavam instalados numerosos aparelhos "morse". Na altura da sua morte o continente americano era já cruzado por mais de 300.000 Km de linhas.
O código Morse representa os caracteres através de "pontos" e "traços" correspondendo estes a impulsos eléctricos e resultando daí sinais acústicos ou luminosos de uma certa duração.
 Assim, e tomando o ponto como unidade, este tem a duração de cerca de 1/25 seg. sendo um traço idêntico a 3 pontos. O espaço dos sinais da mesma letra é de um ponto.
 Entre duas letras o espaço é de três pontos (ou um traço ...) e entre palavras de 5 pontos.
Devido á evolução tecnológica o código Morse está cada vez mais em desuso.




O "Código Internacional de Sinais" é editado pelo Instituto Hidrográfico e contém toda a informação sobre a interpretação e utilização dos diversos códigos de sinalização (Bandeiras, Morse e Homógrafo).


OBS:PB -
Na década de 1950/60, conheci o aparelinho fantástico que através de sinais trazia até nossa redação as palavras que agrupadas pelo redator, se transformavam em notícias.

Exemplo: Presidente República chega hoje Porto Alegre inauguração hospital São Pedro.

A notícia: O Presidente da República deverá chegar a nossa capital por volta da 05 horas da tarde, acompanhado de grande comitiva, para inauguração do Hospital São Pedro, localizado no Bairro Moinhos de Vento.

Em nossa novas postagens falaremos do Teletipo.












Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html