terça-feira, 26 de outubro de 2010

O Rádio do Paraná

O Paraná sempre foi celeiro de todas as artes e através de seus homens e suas mulheres sempre se projetou no cenário artístico nacional.

E agora estamos comemorando o cinquentenário da chegada da primeira estação de Televisão ao nosso Estado trazida que foi pelo pioneiro Nagib Chede.

E para contar um pouco da história da TV no Paraná eu solicitei a colaboração de Wasyl Stuparik, que desde menino acompanha a trajetória desse formidável veículo de comunicação em nosso Estado.

Confesso que eu não tenho autoridade para falar da TV, pois cheguei a Curitiba em Abril de 1964 e minha atuação foi totalmente voltada para o rádio.

Mudando de assunto, (para continuar no mesmo), estou divulgando pequenos históricos sobre o rádio no interior do Paraná onde sempre tivemos grandes comunicadores e igualmente grandes programações.

Quando trabalhei na Secretaria de Comunicação do Governo Estadual, quebrei um tabú que havia na época: anunciar só nas maiores rádios, das maiores cidades.

Consegui fazer com que as administrações se voltassem para as pequenas cidades, como entre outros, o argumento de que a emissora local é quem anuncia o nascimento, o casamento, a formatura, o falecimento, o ocorrido na comunidade. Por isso deveria ser programada pelo governo e não só as grandes cidades terem o privilégio, na intenção de que as pequenas eram ouvidas em toda a região. Até pode ser correto pensar assim, não é?

Quando visitei a maioria das emissoras paranaenses, como precursor de imprensa na campanha do hoje senador Álvaro Dias para governador do Estado, constatei que a realidade era outra, tanto que o programa (3m.) "Bom Dia Governador", que coordenei no governo Alvaro, contava com quase 200 emissoras retransmitindo, o mesmo acontecendo com "A palavra franca de Roberto Requião", em seu primeiro mandato.

Sou oriundo do rádio interiorano, e se cheguei às grandes emissoras do RS/PR, foi a partir dele.

Na próxima postagem falaremos da rádio Clube Pontagrossense. Inté

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html