quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Rádios em Português no Mundo

História

As emissoras de rádio são a origem de grande parte dos sistemas públicos de comunicação. Na Europa, estas estações surgiram no período entre-guerras (1918-1939).
De acordo com a Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub), “as emissoras públicas são aquelas mantidas com recursos de governo (federais, estaduais e municipais), identificadas como educativas, culturais e universitárias”.

Brasil

No Brasil, a primeira emissora pública foi a Rádio MEC. Criada em 1923 como Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a estação foi doada, em 1936, ao Ministério da Educação por Edgard Roquette-Pinto, com a exigência de que sempre mantivesse sua missão educativo-cultural.
Em 1940, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro é estatizada pelo então presidente Getúlio Vargas. Torna-se líder de audiência por conta do direito de veicular anúncios. A Rádio Nacional, primeira emissora a transmitir em onda curtas (1942), cumpriu importante papel de integração nacional ao levar sua programação a grande parte do território brasileiro.
No ano de 2007, a Radiobrás (Empresa Brasileira de Comunicação) e a Acerp (Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto) são extintas, passando suas oito emissoras de rádio para a recém criada EBC (Empresa Brasil de Comunicação).
A Associação das Rádios Públicas representa 47 estações por todo o país, em dados de 2009.

Portugal

A Emissora Nacional de Radiodifusão (ENR) foi fundada em agosto de 1935. Antes disto, transmissões em ondas médias e curtas foram realizadas em caráter experimental.
No ano de 1976, a Emissora Nacional e outras estações nacionalizadas passam a adotar o nome RDP (Radiodifusão Portuguesa). Em 2004, a RDP se fundiu com a Radiotelevisão Portuguesa, criando a Rádio e Televisão de Portugal (RTP).

Angola

A Rádio Nacional de Angola (RNA) é uma empresa pública de radiodifusão que controla cinco canais em Luanda: Canal A; Rádio N´gola Yetu; Rádio Luanda; Rádio 5; e Rádio FM Estéreo. São 62 centros de trabalho integrados à RNA, que produzem programas em português e em 12 línguas nacionais, além do inglês e francês na programação internacional.
A RNA foi oficializada em 1975, ano em que o governo extinguiu a Emissora Oficial de Angola, fundada em 53.
Cabo Verde
Com a independência do país, em 1974, estações locais se unificaram em apenas uma emissora: a Rádio Nacional de Cabo Verde.
A Rádio de Cabo Verde (RCV) pertence à RTC (Radiotelevisão Caboverdiana). A RTC nasceu da fusão, em 1997, das extintas RNCV (Rádio Nacional de Cabo Verde) e a TNCV (Televisão Nacional de Cabo Verde).

Moçambique

A Rádio Moçambique (RM) foi criada em 1975, ano da nacionalização dos órgãos de radiodifusão moçambicanos. Em 1990, é transformada em empresa pública, com autonomia financeira, administrativa e patrimonial. A Rádio Moçambique opera as seguintes emissoras: Antena Nacional, Rádio Cidade, RM Desporto e Maputo Corridor.

Timor Leste

A Rádio Timor Leste (RTL) é uma emissora da Radio-Televisão Timor Leste (RTTL), que também detém a TVTL (Television Timor Leste). A RTL transmite programas na língua portuguesa e em tétum, os dois idiomas oficiais do país.
A RTL iniciou suas transmissões no ano de 2002, após a independência total do país, colônia portuguesa até 1975, posteriormente invadido pela Indonésia. Antes disto, a Organização das Nações Unidas (ONU) mantinha transmissões provisórias.

Outros países

Macau - Na ex-colônia portuguesa Macau, hoje uma Região Administrativa Especial da República Popular da China, foi criada em 1982 a Companhia de Televisão e Radiodifusão de Macau. Seis anos mais tarde, mudou de nome para Teledifusão de Macau (TDM). A Rádio Macau está subordinada a esta empresa.

Inglaterra - Diversas empresas públicas de comunicação mantêm serviços de rádio na língua portuguesa. Em 1938, a BBC passou a transmitir, em ondas curtas, notícias dos acontecimentos pré 2ª Guerra Mundial em português.
Em 14 de março de 1938, o jornalista Manuel Braune, conhecido como "Aimberê” , anunciou: “O Senhor Hitler entrou hoje à noite em Viena, no meio de um entusiasmo formidável. De pé, no seu carro aberto, respondeu repetidamente com saudações nazi às aclamações da multidão”. Esta foi a primeira transmissão de rádio da BBC para o Brasil.

Rússia - A Rádio Moscou iniciou, em junho de 1934, transmissões em português. O objetivo era levar as notícias da então União Soviética aos países da comunidade lusófona. Hoje conhecida como “A Voz da Rússia”, o serviço radiofônico é oferecido em 25 línguas.

China - A Rádio Internacional da China (CRI) criou um Departamento de Língua Portuguesa em abril de 1960. Sua equipe conta com 15 tradutores e apresentadores, além de um correspondente no Rio de Janeiro.

Estados Unidos - O Serviço em português da “Voz da América” para a África foi criado em 1976 e, desde então, mantém transmissão diária de notícias durante duas horas e meia. A equipe conta com correspondentes em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

ONU - A Organização das Nações Unidas (ONU) administra, direto de sua sede, em Nova Iorque, a Rádio das Nações Unidas. O serviço disponibiliza gratuitamente notícias em português para o Brasil e para a África.

França - A Rádio França Internacional (RFI) nasceu como Rádio Colonial em maio de 1931. Somente em 1975 passa a adotar a sigla RFI. Atualmente, transmite em 19 idiomas, contabilizando 400 horas semanais de programação. Na África lusófona, as transmissões acontecem através de FMs locais, como também em ondas curtas.

Alemanha - A Deutsche Welle (DW), com sede em Bonn, é a empresa internacional de comunicação da Alemanha. As transmissões em português começam em outubro de 1954, com cinco minutos diários. Juntamente com inglês, francês e espanhol, a língua portuguesa faz parte do grupo das primeiras línguas estrangeiras na Deutsche Welle.

Japão - A NHK, empresa pública de comunicação do Japão, inaugurou o serviço em português para a América do Sul em 1938, com o nome de Rádio Tóquio. Após o fim da 2ª Guerra Mundial, a emissora ficou fora do ar, só voltando a transmitir em 1952 com o nome de Rádio Japão.

Canadá - Em novembro de 1946, a Radio Canada International (RCI), criada em 1945, começa a transmitir em português para o Brasil aos domingos. Oito meses depois, a programação passa a ser diária.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html