sábado, 20 de novembro de 2010

Pasteurização - História


Louis Pasteur (1822-1895), descobriu em 1864 que o aquecimento de certos alimentos e bebidas acima de 60°C, por um determinando tempo (chamado de binômio tempo x temperatura),e depois abaixando bruscamente a temperatura do alimento evitando a sua deterioração, reduzindo de maneira sensível o número de microorganismos presentes na sua composição.
No final do século XIX,os alemães iniciaram a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite in natura, comprovando que o processo era eficaz para a destruição das bactérias existentes neste produto.

Deste modo, deram origem não só a um importante método de conservação, como também a uma medida higiênica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e conservar a qualidade dos produtos alimentícios.


Tipos de Pasteurização

Existem três tipos de pasteurização:
  • Pasteurização lenta, em que se aplicam temperaturas mais baixas durante maior tempo. A temperatura utilizada é da ordem de 65°C durante trinta minutos ou mais.
  • Pasteurização rápida, quando se aplicam temperaturas mais altas, da ordem dos 75˚C, durante alguns segundos. Este tipo de pasteurização é, por vezes, denominado HTST (High Temperature and Short Time), sigla em língua inglesa para "alta temperatura e curto tempo".
  • Pasteurização muito rápida, quando a temperatura vai de 130˚C a 150˚C, durante três a cinco segundos. Também conhecido como UHT (Ultra High Temperature) ou "temperatura ultra-elevada".

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html