quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rádios ao vivo de Curitiba 06

RÁDIO CLUBE PARANAENSE



- Luiz Witiuk -
É preciso que justiça seja feita à principal raiz desta frondosa árvore que é hoje a Rádio Clube Paranaense nos seus quase 80 anos de existência. Essa raiz chama-se Lívio Gomes Moreira, um médico e chefe do Departamento de Correios e Telégrafos em Curitiba, decano dos radioamadores no Paraná e pesquisador de assuntos relacionados com a comunicação.
Já em 1909, quando ainda ninguém se preocupava com o rádio no Brasil, Lívio já fazia as suas primeiras experiências com a transmissão de sinais sem auxílio de fios. E isto acontecia em Curitiba.
É difícil encontrar na bibliografia, citação do estado do Paraná no pioneirismo de rádio, junto com outros estados.


Fundação


No remoto ano de 1924, um grupo de homens tinha por hábito reunir-se no sotão da residência de João Alfredo Silva, para ouvir a radiogalena. Era um Clube de Amigos que ouvia numa das suas muitas reuniões, um concerto, transmitido da residência de Lívio Gomes Moreira. Foi numa dessas "reuniões de audição de galena" que alguém lançou a idéia de fundar uma emissora de rádio.
Logo em seguida nascia a primeira emissora de rádio no Paraná.

A Rádio Clube Paranaense foi para o ar pela primeira vez às 11 horas da manhã do dia 27 de junho de 1924. O facto aconteceu na residência do ervateiro Francisco Fido Fontana (1884-1947), homem de grandes posses.
A Mansão das Rosas, como era conhecida a residência do ervateiro, ficava na Avenida João Gualberto. Aliás, ela ainda está lá.
Na reunião de fundação oficial da Rádio Clube estavam presentes curitibanos de visão como, Lívio Gomes Moreira, João Alfredo Silva e Oscar Joseph de Plácido e Silva (seu irmão), Moreira Garcês, Ludovico Joubert, Euclides Requião, Bertoldo Hauer, Gabriel Leão da Veiga, Alberico Xavier de Miranda e Olavo Bório.
A primeira directoria, escolhida no memorável 27 de junho de 1924, ficou assim constituída:
Presidente – Francisco Fido Fontana;
Direcção Técnica – Lívio Gomes Moreira;
Secretário – João Alfredo Silva.
Na edição do dia 27 de junho daquele ano, o jornal de Curitiba Gazeta do Povo, na sua quinta página, publicava o primeiro registo da história do rádio no Paraná. A notícia foi redigida por Acir Guimarães:
"Por iniciativa de diversos amadores fundou-se hoje nesta Capital uma sociedade denominada Rádio Club Paranaense, com o fim de difundir pela telephonia sem fio, concertos musicaes, palestras instructivas, centros para creanças, músicas e notícias de interesse geral".
Nascia, assim, oficialmente a terceira emissora de rádio no Brasil. As primeiras transmissões aconteceram da residência de Lívio Gomes Moreira. O primeiro transmissor tinha a potência de apenas 3 watts na antena. Nesse primeiro momento a Rádio Clube funcionava somente das 8h30 às 9h30 nas quartas e sextas-feiras. Aos domingos a transmissão acontecia das 14h às 15h. A programação era basicamente de música clássica.
Uma curiosidade: quando a Rádio Clube foi fundada, Curitiba tinha apenas 70 mil habitantes, com hábitos de cidade tranqüila. Poucas eram as pessoas que possuíam aparelhos de rádio.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html