domingo, 13 de dezembro de 2015

Aproveite este tempo

A MENSAGEM DO NATAL

Ubiratan Lustosa

As cidades crescendo, os edifícios cada vez mais altos, a população aumentando, a luta pela vida a nos tornar mais agressivos porque a competição aumenta dia-a-dia. Tudo isso justifica a denominação de selvas de pedra para as nossas metrópoles.

E dentro dessas selvas, pouco a pouco nós nos transformamos em feras.
Vivemos acuados em nossas casas, temendo assaltos.

Quando saímos de nossos refúgios cheios de grades, evitamos locais escuros ou de pouco movimento, temendo agressões de marginais.

Desconfiamos de todos e estamos sempre de pé atrás, em posição de alerta.
E desejando viver bem, em paz, honestamente, somos vítimas freqüentes dos que aderiram à corrupção, à maldade, à mentira, à delinquência.

Feras, vemos embotarem-se os nossos sentimentos mais nobres, e nossa preocupação maior passa a ser a defesa das nossas vidas e a segurança dos nossos bens materiais.

Nessa luta diuturna, perene, já não sobra tempo para a leitura, para a meditação, para a oração. Nosso lado espiritual é esquecido nessa batalha pela sobrevivência na selva de pedra.

Aí, vai chegando o Natal, festa cheia de beleza, pois nela comemoramos o nascimento de Jesus.
E de repente percebemos que nem tudo é mau, nem todos são nossos inimigos, nem tudo está perdido neste mundo de tantas incompreensões.

E sentimos que por toda parte há pessoas boas, decentes, sérias, cujos corações estão abertos, cujas mãos estão prontas a apertar as nossas num gesto cheio de fraternidade, cujos braços estão preparados para nos abraçar com amizade.

E constatamos, felizes, que os maus são minoria e que por causa deles estamos deixando o mundo ficar ruim, a vida ficar pesada.
Fazemos, então, uma pausa para meditar, e rezamos, e sentimos mais leve o nosso coração. E recebemos a mensagem de amor que vem do presépio, onde Jesus menino repousa sobre as palhas da manjedoura.

É aí, exatamente aí, que se encontra a grande força do Natal. Ele promove uma reciclagem em nós todos, ele nos abre os olhos e indica os caminhos. E esses caminhos são de paz, de fraternidade, de amor ao próximo e sobretudo de perdão.

Vamos aproveitar este tempo e olhar para o nosso interior. Vamos fazer um esforço para nos tornarmos melhores, menos feras e mais seres humanos, aproximando-nos do Cristo, centro de toda essa festa, e através Dele, de todas as criaturas que nos cercam.
Vamos aproveitar, integralmente, intensamente, a mensagem de amor que o Natal nos traz.

(Visite o site www.ulustosa.com)

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html