segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Carroças antigas

O prédio duplo, no início do século XX, quando as carroças para o transporte de mercadorias ainda reinavam sem concorrência nas imediações da estação ferroviária:


Foto: José Marques Pereira, in jornal Espaço Aberto 153, Santos/SP, 24/1 a 6/2/1992
Esta foto foi transformada em cartão postal, com o título "Santos. Câmara Municipal e Casa Zerrenner, Büllow & Cia.".  Lembra o cartofilista José Carlos Silvares que "o conjunto de estilo neoclássico do Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, serviu de sede da Câmara e da Prefeitura de Santos (antes Intendência), entre o final do século XIX e 1939, quando os dois poderes se transferiram para o atual prédio da Praça Mauá.
No térreo dos casarões, construídos com material importado pelo comendador Manoel Joaquim Ferreira Netto (que também construiu a Casa de Frontaria Azulejada, na Rua de Santo Antonio, atual do Comércio), funcionavam comércios. Embaixo da Câmara ficava a Zerrener, Büllow & Cia., importadora de máquinas industriais e matéria prima para a Companhia Antarctica Paulista.
Os sócios Antonio Zerrener e Adam Ditrik von Büllow, acionistas da cervejaria e principais credores, assumiram o controle quando foi à falência, em 1893. Herdeiros alemães foram donos da empresa até 1940, quando morreram sem deixar sucessores. 
A companhia foi incorporada à União e recomprada por diretores brasileiros.


Com a mudança dos poderes para a Praça Mauá, os prédios foram ocupados por escritórios, bares e hotéis, de 1940 a 1976, mas entraram em decadência.
Incêndios em 1985 e 1992 os deixaram em ruínas. O conjunto fica em frente à Igreja do Valongo e à antiga estação da São Paulo Railway.
A Prefeitura tem projeto para recuperar os imóveis":

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html