quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Charles Ponzi

Golpista inventou a fraude financeira mais usada no mundo

Charles Ponzi fez história e, por isso, empresta seu nome ao mais famoso golpe econômico
Thiago Varella, do R7
APAP
Charles Ponzi é o pai das fraudes financeiras modernas
O italiano Charles Ponzi foi o pai de um dos golpes financeiros mais famosos, ainda hoje muito usado -- o das pirâmides. É dele a ideia de gerar rendimento absurdamente alto a pessoas, custeado por novos investidores, sem que a receita seja gerada por algum negócio real.
Nos últimos anos, o americano Bernard Madoff ficou milionário graças a um esquema fraudulento baseado no “esquema Ponzi”.
Ponzi fez fama nos Estados Unidos nos anos 1920, depois de passar uma uma temporada no Canadá, onde foi preso por falsificação de cheques.
Anos mais tarde, criou seu golpe ao receber um cupom postal da Espanha. O pilantra enganou milhares de pessoas dos Estados Unidos e foi desmascarado graças a uma investigação feita por um analista financeiro.
Em novembro de 1920, Ponzi foi considerado culpado por crime de fraude postal e condenado a cinco anos de cadeia.
Em 1934, quando foi solto, Ponzi saiu dos Estados Unidos e veio ao Rio de Janeiro. Com o fim da 2ª Guerra, o mentiroso passou a ter problemas no país, por ser italiano. Acabou pobre, doente e esquecido, em um hospital para indigentes.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html