quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Primeiro de Abril

Mas de onde vem o 1º de Abril?

Reza a lenda (e diz que é verdade) que a data nasceu na França no século XVI. Até 1564, os franceses utilizavam o calendário Juliano que contava o tempo de maneira diferente. O ano novo, por exemplo, era comemorado próximo do começo de abril. Então, o rei Carlos IX resolveu parar de frescura e utilizar o calendário Gregoriano, o mesmo quase todo o resto mundo usava e conhecemos até hoje. Porém, muita gente, por desconhecimento ou costume, continuou comemorando o Ano Novo em abril, o que começou a virar motivo de chacota. Pessoas chegavam a fingir que fariam grandes festas de virada de ano que nunca existiram. Aos que ainda estavam no calendário velho eram chamados de “tolos”, daí o nome April Fools.
Mas no Brasil, podemos dizer que todo dia é dia da mentira. Sim, sempre começamos a dieta na segunda, fumamos o último cigarro e prometemos que nunca mais iremos beber. Então, não precisamos de um dia específico para contar mentiras.
Nossos políticos então deixam o Pinóquio no chinelo. Fingem fazer mundos e fundos, juram nunca terem feito nada de errado e que nunca, mas nunca, contaram uma mentiriam para se beneficiar.
Tem gente que dá show ao contar mentiras. E utiliza-as de maneira primorosa para se promover.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html