quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fragmento das exelentes observações de Reinaldo Polito

Narradores esportivos



Podemos aprender com todos eles

Se observarmos bem, todos os narradores e comentaristas bem-sucedidos possuem um estilo peculiar, próprio, diferente.
Essa característica da comunicação é a única que devemos imitar. Isto é, sermos sempre nós mesmos e aperfeiçoarmos nosso próprio estilo de comunicação. É o único caminho seguro para o sucesso. Vi o nascimento do maior e mais famoso narrador da televisão brasileira, Galvão Bueno, criticado por alguns pelo seu ufanismo, mas assistido por quase todos pela sua competência. Eu ouvia a Rádio Gazeta de São Paulo nos princípios da década de 70 quando ele venceu o concurso para comentarista eclético daquela emissora. Teve humildade e força de vontade para aprender com aqueles que eram verdadeiros professores de narração e comentários esportivos, como José Italiano, Dalmo Pessoa, Milton Peruzzi.
Foi buscando aprimoramento constante, ocupou na Globo o lugar de uma lenda viva da locução esportiva, Luciano do Valle, e hoje é quase um sinônimo de narração de esportes, transitando com facilidade pela fórmula um, tênis, boxe, natação e tantas outra modalidades.
Essa é mais uma lição que devemos rever todos os dias, para sermos vencedores nas nossas atividades, especialmente quando a comunicação está presente, precisamos perseverar, aprender e buscar sempre o aperfeiçoamento. 
Esse é um dos mais importantes ensinamentos que esses locutores esportivos nos oferecem.
Além de todos esses profissionais que citei, preciso pelo menos mencionar alguns com quem aprendo quase todos os dias: Vanderlei Nogueira, Flávio Prado, Cláudio Zaidan, Fábio Sormani, Mauro Beting e o maior de todos os mestres, Armando Nogueira.
Esses e muitos outros que se projetaram nas emissoras de rádio e televisão possuem um estilo próprio, inconfundível, que a todo instante nos orienta para que sejamos sempre nós mesmos.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html