segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fonte: Blog Dr. Zem

O primeiro disco brasileiro foi gravado em 1902, pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, mais conhecido como Bahiano (1870-1944), natural de Santo Amaro da Purificação, terra dos também baianos: Caetano Veloso e Maria Bethania.

Bahiano (foto) entrou para história da música brasileira ao gravar o Lundu “Isto é Bom”, de autoria do compositor Xisto da Bahia (1841-1894), por decorrência, o primeiro compositor a ter uma música gravada no Brasil.

Comento: O disco foi lançado comercialmente pela Casa Edison do Rio de Janeiro, do empresário de origem Tcheca Fred Figner (1866-1946), que depois viria a criar a famosa gravadora Odeon.

Os discos, na época, eram feitos de ceras de carnaúba e reproduzidos em gramofones que funcionavam a corda. Para gravar era utilizada apenas a energia mecânica, os cantores deviam ter vozes potentes e cantavam praticamente gritando para terem suas vozes captadas pelas máquinas de gravação.

Apesar de ser atribuída a Bahiano a honra de ser o primeiro a gravar um disco no Brasil – o N° de série do seu disco Zon-O-Phone era 10.001 - no ano de 1902 também foram lançados, simultaneamente, várias chapas para gramofones - um total de 228 - interpretados, na maioria das vezes, além de Bahiano, por Cadete, outro famoso cantor da época, e pela Banda de música do Corpo de Bombeiros. Existe ainda, no mesmo período, registro de 14 discursos de personalidades, estes lidos por locutores da casa.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html