terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A primeira transmissão da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro aconteceu às 20h20 do dia 1º de maio de 1923. O evento aconteceu no interior de uma sala de física da Escola Politécnica, com o equipamento de radiotelegrafia que a Western Eletric trouxera dos Estados Unidos para a Exposição Comemorativa do 1º Centenário da Independência.
Os poucos ouvintes da Estação da Praia Vermelha puderam ouvir, anunciado por Caubi Araújo, o discurso de inauguração da Rádio Sociedade, realizado por seu idealizador Edgar Roquette Pinto. Estava dado o passo inicial para divulgação da arte,cultura e educação através das ondas curtas de rádio.
Após alguns meses de experimentos e depois da doação recebida da Pekan - fábrica argentina que doou um modesto transmissor de 10 watts - o grupo que formava a Rádio Sociedade foi ao Presidente Bernardes. Conseguiram que ele obtivesse da companhia Marconi Wireless um transmissor de 1 quilowatt, já que ela era a única companhia fornecedora de material radiotelegráfico. Desta forma a Rádio Sociedade ampliou a sua potência.

Primeiras dificuldades

Como instalar uma antena para transmissão e manter uma grade de programação? Duas questões que precisavam de solução para a continuação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Novamente o Presidente Bernardes resolveu a questão. Permitiu que a Rádio fizesse uma hipoteca no valor de cem contos de réis no Banco do Brasil. Como este dinheiro a antena foi instalada e foram pagas as despesas iniciais.
Em seguida, o governo checoslovaco ofereceu à emissora seu pavilhão, construído para a comemoração do centenário da independência, localizado em frente à Santa Casa de Misericórdia. Junto com o pavilhão foram entregues móveis e quadros de artistas checos.
A programação era realizada pelos membros da Rádio Sociedade, que escolhiam os discos a transmitir, redigiam jornais falados e informativos culturais. O primeiro locutor foi Roquette Pinto que realizava, pela manhã, a leitura do jornal. Lia e comentava as notícias, situando-as no contexto nacional e internacional.
Para manter esta programação e arcar com as despesas, foi formado um quadro de sócios contribuintes onde cada um pagava uma mensalidade. No auge da Rádio Sociedade ela chegou a ter três mil 
associados.

Parece que foi ontem,mas dos 88 anos de fundação da primeira rádio brasileira eu vivo da e na profissão de radialista,nada mais,nada menos do que 59 anos.Comigo não tem essa de "eu era feliz e não sabia", não "eu era (e sou) feliz e sempre soube disso."

Sou feliz e agradeço por tudo que Deus me deu.

Manda vê mestre Pagodinho!!! 

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html