terça-feira, 1 de março de 2011

A P O S E N T A D O R I A

"Eu acho que as pessoas que se aposentam,vestem o pijama e calçam os chinelos estão  perdendo uma boa parte da vida.

A gente não pode parar,nem que seja para fazer alguma coisa pelos  outros ou estudar algo novo.

Senão, a gente definha".

                Beatriz Segall,que aos 84 anos voltará fazer novela em     
                Abril.
                              GRANDE BEATRIZ!!!
                                 





TRÊS PESSOAS

Ubiratan Lustosa

Li certa vez uma reflexão que passo pra vocês.
- Três pessoas são infelizes no mundo: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina, a que ensina e não pratica.
Ah, quantas vezes na vida já estivemos incluídos numa dessas três categorias.
Quantas vezes não sabendo deixamos de perguntar para aprender, perdemos a oportunidade de aumentar os nossos conhecimentos, não quisemos evoluir, preferimos o silêncio da ignorância, optamos pelo comodismo dos tolos e pecamos pela negligência.
Quantas vezes sabendo, por egoísmo ou preguiça, deixamos de ensinar para difundir, esquecendo que não é lícito deixar de transmitir aos outros aquilo que se sabe, que ninguém tem o direito de manter exclusivamente para si os conhecimentos adquiridos, porque nenhuma pessoa começou do nada e ao longo de nossa existência seculares conhecimentos nos foram transmitidos de alguma maneira, direta ou indiretamente. Sabendo e não ensinando pecamos pela sonegação
Quantas vezes, finalmente, ensinamos e deixamos de praticar aquilo que transmitimos, esquecemos que as palavras se perdem ao vento quando as atitudes não condizem com elas. Não se entende que alguém ensine o amor e pratique o ódio, não se concebe que alguém propague o perdão e cultive a vingança. Ensinando e não pratizando pecamos pelo mau exemplo.
Vale meditar sobre essa abordagem filosófica: por certo será feliz aquele não sabendo perguntou e aprendeu, aumentando os seus conhecimentos; será feliz aquele que sabendo ensinou, transmitiu a sabedoria adquirida e foi solidário; e será feliz aquele que ensinando praticou o próprio ensinamento, e foi cônscio de que um exemplo vale mais do que mil palavras.



Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html