quinta-feira, 10 de março de 2011

Porque os gatos dormem tanto

Teoria culpa o ascendente leão pelo excesso de sono; repouso dura até 18 horas

Arquivo Pessoal
Clique para ver imagem ampliada Dormir 16 horas por dia.
Parece exagero? Para os gatos, isso é perfeitamente normal.
Animais dorminhocos, os bichanos podem passar até 18 horas do dia "apagados".
A quantidade de tempo que um gato dorme depende do ambiente e das companhias que vivem com ele.

Gatos que passam boa parte do dia sozinhos tendem a dormir por períodos mais longos, porque têm menos estímulos para se manter acordados.
Os que moram em território restrito, como casas ou apartamentos, também tendem a ser mais sossegados.

"Já os gatos de rua, além de terem que caçar para sobreviver, têm um território amplo, sujeito a mudanças que exigem dele uma maior atenção", explica a veterinária Ana Cristina Feikes D'Andréa, de Jacareí. "Outro ponto importante é a reprodução.
Gatos não castrados em épocas de acasalamento costumam ficar mais tempo acordados na tentativa de conseguir acasalar."

Não há uma explicação definitiva para o porquê de os bichanos dormirem tanto.
Algumas teorias apontam para o fato de os gatos descenderem de felinos caçadores, que necessitam poupar energias para o grande gasto de uma caçada.

"Por isso a importância de descansar bastante entre as caçadas, para terem forças para caçar a próxima refeição.
Esse comportamento é observado nos gatos domésticos e até nos grandes felinos, como o tigre, o leão, a onça, entre outros", afirma Ana Cristina.
COCHILOS - Os bichanos não dormem durante horas seguidas.
O tempo de sono de um gato é dividido em pequenos períodos durante as 24 horas do dia.
E por ser um animal de hábitos noturnos, ele pode ter menores períodos de sono durante a noite.
Gatos que são estimulados a brincar e passar mais tempo acordados durante o dia podem ter seus hábitos modificados, passando a dormir mais durante a noite.
Ainda assim, todos os gatos têm seus momentos de atividade noturna.

Em períodos de frio e dias chuvosos, os bichanos0,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               , assim como os humanos, sentem mais vontade de dormir.
SONO PROFUNDO - Os gatos alternam períodos de sono profundo e de sono leve.
Nos momentos de sono profundo podem ser observados os movimentos rápidos dos olhos, algo que acontece, também, no sono dos humanos.
"O sono profundo ou leve depende da condição de estresse do gato. Os que se sentem ameaçados, importunados ou famintos não passam por muitos períodos de sono profundo", esclarece a veterinária. "Gatos bem alimentados e que se sentem seguros em seu ambiente costumam passar por maiores momentos de sono profundo, independentemente do período do dia".

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html