sexta-feira, 25 de março de 2011

Uma História Política do Rádio – a Aventura Eleitoral de Radialistas no Século XX em Londrina (PR)

Como publicamos recentemente no nosso blog a história do Rádio Gaúco na época da ditadura, agradecemos mais uma colaboração que nos foi enviada por leitores do blog, e estaremos apresentando a partir de agora, um trabalho apresentado no "V Congresso Nacional de História da Mídia", em São Pauloo, em 2007.
O trabalho apresentado em um grupo de trabalho, é de autoria do Osmani Ferreira da Costa, professor de Comunicação/Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL).(1)

Resumo do Trabalho

Contextualiza e reflete sobre a relação da mídia com a política no Brasil e em Londrina, no último século. 
Demonstra que os meios de comunicação de massa possibilitam a apresentação dos candidatos em campanhas como produtos de consumo.


Analisa a trajetória histórica do rádio brasileiro enquanto instrumento de produção, reprodução e manutenção da ideologia capitalista.
Estuda a estrutura partidária, as formas de representação, as discriminações ao eleitor e as eleições no país e na cidade.


Investiga como a força do rádio ajudou 15 de seus profissionais a criar um capital eleitoral e a obter sucesso em pleitos municipais, de 1968 a 2000. Demonstra, no entanto, que nem o mais popular dos MCM foi capaz de garantir sucesso a outros 17 radialistas que desempenharam o papel de político outsider naquele período. (continua)


(1) O autor é professor assistente do Departamento de Comunicação, curso de Jornalismo, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Bacharel em Comunicação/Jornalismo e Mestre em Ciências Sociais, ele é docente da UEL há 20 anos, onde participa de projetos de pesquisa e ministra aulas nas subáreas de jornalismo impresso e radiojornalismo.
Com base em dissertação de mestrado, Costa publicou o livro ``Rádio e Política´´, pela Eduel, em 2005.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html