sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nossa Homenagem a Hygina

Foi sepultada no dia 02 de abril de 2011, num sábado, Hygina Bochino com 88 anos. Veja abaixo a matéria publicada originalmente no Site de Ubiratan Lustosa:




Soprano Hygina Bocchino, destaque da Bedois, onde começou a atuar nos anos 40.

HYGINA ENEA STELLA BOCCHINO, cantora lírica, nasceu em Curitiba, na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com Rua Augusto Stelfeld, em 11 de janeiro de 1923. Hygina Bocchino foi uma das grandes atrações da Rádio Clube Paranaense, no segundo lustro dos anos 40, quando se iniciava a fase de expansão dos programas de auditório.

Ela atuou nessa emissora até o início dos anos 50.
De família dotada de admirável musicalidade, irmã do consagrado Maestro Alceu Bocchino, Hygina dedicou-se totalmente à arte que amou desde criança, estudando muito em busca de aperfeiçoamento.

Com licenciatura em música pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, hoje Faculdade de Artes do Paraná, a tese que defendeu teve por tema Técnica Vocal. Hygina lecionou música na Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná durante vinte e seis anos. Sempre demonstrando interesse por todos os gêneros musicais, dirigiu com sucesso os Festivais Musicais promovidos por esse Colégio. Aposentou-se do magistério em 1990, mas não encerrou as suas atividades, continuando a cantar, tocar piano e dar aulas particulares.


Higina Bocchino canta no auditório da Rádio Clube Paranaense, acompanhada pela Orquestra Bedois regida pelo maestro Angelo Antonello.

De 1947 a 1951, Hygina Bocchino fez dupla com o tenor Adelino Fressatto, tendo eles um programa exclusivo que era apresentado pela Rádio Clube Paranaense, aos sábados, às vinte horas.

Hygina e Adelino, mais tarde, uniram-se em matrimônio.

Em maio de 2005, junto com Clóris, minha esposa, visitei Hygina Bocchino e nos encantamos com o esplendor dos seus 82 anos.

Sua lucidez, a beleza de sua voz, a dicção perfeita, a sua cativante amabilidade, fizeram dessa visita algo inesquecível. Ela lembrou com carinho de seus tempos de Bedois, quando também atuavam nessa emissora as sopranos Maria Jurandir, Iracema Celli, Claudete Rufino e Lúcia Cecília Kubis, entre outros valores daqueles tempos. Recordou que para acompanhar os cantores a Rádio Clube Paranaense conseguia disponibilizar orquestras de excelente qualidade, como a Orquestra do Maestro Angelo Antonello, Pirolito e sua Orquestra, a Orquestra do Genésio - por muitos anos atração do famoso "Chá da Engenharia", em Curitiba.

Lembrou também do talentoso pianista Athaide Zeike que acompanhava, com maestria, qualquer tipo de música que os cantores interpretassem.
"Foram anos muito lindos", disse ela saudosa.

Hygina Bocchino é uma figura de grande expressão na história da Rádio Clube Paranaense e do nosso mundo artístico.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html