sexta-feira, 6 de maio de 2011

Livros e filmes


Idosos não sentem desejo, a vida ativa termina quando a aposentadoria começa, ser ranzinza é característica de quem chegou aos 60 anos e a dependência nessa fase da vida é normal. 
Algumas afirmações sobre a terceira idade são tão comuns e entronizadas no cotidiano das pessoas que passam por verdades, embora não encontrem correspondência na realidade, muito menos nos dias de hoje.

Em muitos casos, o preconceito contra essa parte da população – que já soma 7,4% dos brasileiros, segundo dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Esta­tística (IBGE) na semana passada – é o maior culpado pela reprodução dessas ideias.
No entanto, mesmo quem respeita o papel dos idosos na sociedade também comete tais erros, muitas vezes por desconhecimento de como pensa, vive e se sente quem já passou dos 60.
Essa distância, no entanto, pode ser vencida. 
Não é preciso comemorar seis décadas de vida para então começar a descobrir como é pertencer à terceira idade. 
Interessar-se pelo assunto é o primeiro passo para vencer os preconceitos, se preparar e ter qualidade de vida depois dos 60.
A pedido da Gazeta do Povo, especialistas indicam livros e filmes que tratam dos dilemas e novas questões vividas pelos vovôs que ajudam a entender melhor quem já chegou lá – e, por que não, podem preparar quem está a caminho.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html