quarta-feira, 15 de junho de 2011

Arquivos na Internet

Arquivos da ditadura militar brasileira serão publicados na Internet



Projeto Brasil Nunca Mais Digital vai repatriar e digitalizar o conteúdo de mais de 700 processos.

Enquanto políticos como José Sarney e Fernando Collor lutam para manter documentos secretos do Governo inacessíveis para sempre, o projeto Brasil Nunca Mais Digital anuncia que vai repatriar e publicar na Internet o conteúdo de mais de 700 processos instaurados no Superior Tribunal Militar durante a ditadura militar.
De acordo com a Agência Brasil, os documentos serão hospedados no servidor do Ministério Público Federal e disponibilizados para consultas online.
A previsão é que o processo seja concluído em um ano.
Segundo a agência de notícias, os arquivos do período entre 1961 e 1976 foram copiados e microfilmados ainda durante a ditadura, em um trabalho apoiado por entidades católicas e protestantes.
Para que isso acontecesse, advogados pediam acesso aos processos com o pretexto de consulta e passavam para um grupo, que fazia cópias antes de o material ser devolvido.
Para evitar que os militares destruíssem as provas das violações dos direitos humanos, as cópias em microfilme foram enviadas para os Estados Unidos.
Lá, ficaram sob a guarda da entidade Center for Research Libraries, e agora retornam ao País.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html