terça-feira, 7 de junho de 2011

"MEMÓRIA PARANAENSE"

  A coleção de livros “Memória Paranaense” está pronta, e vai ser lançada no dia 14 de junho, através da Editora Nossa Cultura”.
São seis livros, com depoimentos de 62 paranaenses, que tiveram grande participação na história do Paraná. O lançamento será no espaço cultural do HSBC, na Boca Maldita. As entrevistas, gravadas entre 1997 e 99, já foram apresentadas na TV Educativa, UFPR TV e Rádio CBN. 
 "Memória Paranaense" é o título pertencente à Fundação Inepar e Rádio CBN, que incluiu a gravação de depoimentos para a TV e Rádio, e a publicação de livros, com a transcrição das entrevistas.  
                 O trabalho começou em 1997, na Rádio CBN-Curitiba, na época pertencente ao Grupo Inepar. O presidente, Atilano de Oms Sobrinho, aprovou a idéia, e o então presidente da Fundação Inepar, Renato Requião Munhoz da Rocha, manteve o projeto em andamento por quase três anos.
                 A previsão inicial era gravar uma série com 300 paranaenses.
E a gravação histórica, pela primeira vez no Paraná, foi realizada em padrão profissional de vídeo, para dar qualidade técnica ao acervo, além de possibilitar a apresentação pela televisão e rádio. 
 Mas em1999, uma das muitas crises da economia encerrou o projeto.

                Chegaram a ser gravados, até ali, programas de uma hora de duração, com 84 personalidades.
E na falta de patrocínio e apoio, para continuar cobrindo os custos de gravação, não foi  possível retomar os trabalhos.
Muitos dos convidados, previstos na lista original, morreram, nos anos seguintes.
E muito da história paranaense  acabou se perdendo. 
                 Mas a boa notícia, afinal, depois de longos anos, foi a possibilidade de transformar parte da série de entrevistas gravadas, em uma coleção de livros.
A solução foi encontrada por Aldo Malucelli e Carlos Gomes, da Canal de Marketing Promocional, através de leis de incentivo à cultura.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html