sábado, 29 de outubro de 2011

Regulamentação da profissão de Radialista

Uma mudança no tempo verbal de alguns dispositivos do projeto "Ficha Limpa" deixou, e continua deixando, milhões de brasileiros preocupados. A redação dada na Câmara dos Deputados dizia que "estão proibidos de disputar eleições candidatos que tenham sido condenados pela justiça". Como se vê, no texto dos deputados optou-se pelo pretérito perfeito do subjuntivo: "tenham sido condenados". Chegando ao Senado, no entanto, o pretérito foi trocado pelo futuro do subjuntivo ("forem condenados"): "estão proibidos de disputar eleições candidatos que forem condenados pela Justiça". Notem a sutileza da questão.(Texto enviado para o blogueiro por Adilson Alves).


Então recordei do que aconteceu por ocasião na publicação da Regulamentação da Profissão de Radialista. Fiz parte da comissão que elaborou o texto em Congresso de Radialistas, realizado em Florianópolis, com a presença de radialistas de todo o Brasil. Entregamos o texto em Brasília aos Ministros Quandt de Oliveira, das Comunicações, e Arnaldo Prieto, do Trabalho. Passado 30 dias, voltamos à capital federal para assinatura da Lei. Só não notamos de imediato, que no artigo onde dizia "o contrato de trabalho DEVERÁ ser analizado pelo sindicato da categoria", ficou modificado como "o contrato de trabalho PODERÁ passar pelo sindicato da categoria". A parte mais importante de nosso trabalho estava perdida. Então fica combinado que para nós radialistas, a questão da mudança verbal ocorrida no "Ficha Limpa", não é novidade. Infelizmente. Na ocasião o governo estava nas mãos dos militares, e agora?.

Nenhum comentário:

FIQUE BEM INFORMADO.

Leia mais: Hoje é dia de que? Datas comemorativas • A arte da vida. Apon HP. Literatura para pensar e sentir http://www.aponarte.com.br/p/hoje-e-dia-de-que-e-amanha_09.html